Quando Os Valores Pessoais E Da Empresa Estão Em Conflito

Conflito de valores no local de trabalho é uma coisa comum. De fato, se você estiver trabalhando em uma empresa dinâmica, encontrará várias instâncias em que o que você faz ou não faz entra em conflito com os valores da sua empresa.

Nesta postagem, vamos entender os conflitos entre os valores pessoais e da empresa e ver o que pode ser feito quando você se encontra em tal situação.

Classificando seus valores

Pense desta maneira: suponha que um dos principais valores em seu local de trabalho seja “Responsabilidade”. Toda vez que suas decisões e julgamentos corresponderem esse valor, você se sentirá satisfeito e tranquilo.

Você poderá ir direto para a sala do seu líder e dizer com orgulho que o projeto foi concluído conforme discutido e dentro do cronograma solicitado.

No entanto, e se as coisas não correrem conforme o planejado? E se você tiver que dizer a ele que o projeto atrasará? Você provavelmente se sentirá desconfortável, pensando que deve ser responsabilizado pelo resultado.

É provável que você experimente valores conflitantes, pois suas decisões e comportamento foram contra o valor máximo da sua empresa.

Agora, vejamos outro cenário: os principais valores no local de trabalho são “Excelência” e “Responsabilidade”, nessa ordem.

Nesse caso, se você enfrentou problemas de qualidade que afetaram a conclusão oportuna do produto, pode não haver conflito de valores porque você considerou a qualidade o fator mais importante, pois é o principal valor da sua empresa e se isso causou atraso, então você não é responsável.

Isso é o que se chama de “troca de valores” e mostra a classificação dos seus principais valores de acordo com a importância deles. Lembre-se de que, ao trabalhar para uma organização, não importa quais são os valores essenciais ou mesmo qual é a ordem de prioridade deles, sempre haverá algum conflito.

Conflito saudável vs. conflito

A maioria das grandes organizações promove uma cultura em que os colaboradores podem ter um conflito saudável. Isso significa que os colaboradores são incentivados a discutir questões importantes, garantindo que todas as decisões sejam tomadas com transparência e depois de ouvir todas as partes interessadas.

Essas organizações estão em constante busca da verdade e das melhores respostas possíveis. Segundo consultores de liderança e especialistas em comportamento, esse é um conflito saudável e promove um maior grau de confiança entre os colaboradores e as lideranças.

Esses casos também exigem valores fundamentais claramente definidos, permitindo que os todos trabalhem em um conflito saudável com os valores essenciais como ferramenta de resolução de conflitos.

O problema é que, na realidade, a maioria dos trabalhadores enfrenta muitos conflitos prejudiciais no local de trabalho. Você pode dizer que há um conflito prejudicial quando o argumento é centrado nas pessoas em vez de centrado no problema.

As consequências desses conflitos que se tornam problemas pessoais podem ser bastante graves, desde a falta de comprometimento com o trabalho até o completo desinteresse dos colaboradores.

Ser confrontado com um ambiente de conflitos prejudiciais também pode levar ao aumento da rotatividade devido à insatisfação com a forma como os problemas são tratados.

4 maneiras de resolver conflitos

Já sabemos como conflitos não saudáveis ​​podem prejudicar sua organização. Agora, vamos considerar quatro maneiras possíveis de resolver esses conflitos de valores:

Analise

Primeiro, observe a magnitude do conflito. Às vezes, o conflito é tão pequeno que é quase irrelevante ou não tem impacto sério na sua produtividade ou da sua empresa.

Se você tentar resolver esses problemas, estará apenas criando uma montanha a partir de um montinho de terra. Por exemplo, uma remessa está atrasada em 20 minutos, mas ninguém se preocupa com isso. Se você  for confrontado com um conflito benigno como esse, o melhor seria ignorá-lo.

Resolva

Muitos conflitos podem ser dissolvidos se você os resolver diretamente e no momento em que acontecem. Conflito de valores em uma organização pode surgir se forem tomadas decisões e ações que, por sua vez, resultam em comprometimento de um valor declarado.

Em tal situação, é melhor ter uma discussão respeitosa e significativa com todas as pessoas que contribuíram para o conflito ou foram afetadas por ele.

Lamentar sinceramente o não cumprimento de um prazo estabelecido e explicar pontos de ação construtivos para impedir que isso aconteça novamente pode ajudar a amenizar toda a questão.

Negocie

Em alguns casos, um conflito pode se tornar muito mais complicado do que o inicialmente previsto. Pode ficar ainda mais difícil quando há mais partes envolvidas.

Se este é um conflito saudável, você está apenas tentando encontrar a melhor solução para ajudar a resolver um problema genérico, mesmo que isso signifique ter uma discussão acalorada com outras pessoas.

É imperativo que você mantenha seu foco no problema e não nas pessoas envolvidas. Por exemplo, os clientes solicitaram um novo recurso do produto que requer sacrificar um valor antigo de simplicidade e facilidade de uso, que tem sido o diferencial da empresa há anos.

Você terá que discutir se essa solicitação do cliente deve ser ignorada ou se é o momento certo para a empresa mudar a prioridade de seus valores diferenciados.

Embora não haja respostas fáceis aqui, você terá que envolver todas as partes interessadas e trabalhar em conjunto na criação de uma solução viável que possa ser aceita por todos.

Seja o mediador

No caso desfavorável de um conflito que se torna sério, é importante tomar ações muito mais drásticas. Pode haver implicações financeiras significativas ou egos feridos atrapalhando a solução do problema.  Para poder resolver esses conflitos, você terá que agir como um forte mediador.

Terá que saber ouvir, ser capaz de influenciar os outros, fazer perguntas ponderadas e, em seguida, encontrar uma solução que funcione melhor para todos.

Por exemplo, se o resultado do projeto é ruim, há um baixo moral na equipe, os clientes estão insatisfeitos ou os prazos são perdidos o tempo todo, então há problemas maiores em jogo.

É importante trazer alguém de fora para identificar os problemas reais, pois os egos podem estar atrapalhando os julgamentos de dentro das equipes. Um estranho poderá resolver o problema, pois julgará tudo de forma neutra.

O que você nunca deve fazer

Conheça três maneiras muito populares de lidar com qualquer conflito de valores pessoais e profissionais, todas com resultados negativos:

Negar

Muitas pessoas têm medo de conflitos e fazem o possível para evitar lidar com o problema. Elas vivem na esperança de que talvez todo o conflito desapareça se continuarem a negá-lo.

Infelizmente, essa atitude nunca é útil, dando espaço suficiente para se tornar um problema ainda maior do que era originalmente.

Atacar

Assim como a negação, algumas pessoas ainda pensam que a melhor defesa é o ataque e assim, o problema diminuirá. No entanto, além de não resolver nenhum conflito com essa abordagem, elas deixam claro sua forma agressiva de ser.

Você não será capaz de acabar com um conflito lutando com os outros. Mesmo se amortecermos o problema por algum tempo com atitudes intimidadoras, consequências mais graves poderão surgir dele.

Tornar pessoal

Não ajudará a resolver o conflito se você também transformá-lo em uma batalha puramente pessoal. Tente analisar a questão de forma isenta e objetiva. Com certeza isso nem sempre é fácil.

Você está nessa situação devido a um impacto doloroso em seus valores pessoais, mas qualquer tentativa de resolvê-lo utilizando pura e simplesmente seu lado emocional, fará com que você falhe.

Dicas

A melhor maneira de gerenciar qualquer conflito é analisar a situação.

O conflito deve ser resolvido diretamente se você achar que pode obter uma solução levantando a questão. Você deve negociar o assunto se o seu próprio ego ou o de um colega foi ferido.

Você pode ser o mediador se acreditar que pode ajudar a organização a resolver o conflito com seu olhar neutro.

O que você nunca deve fazer é permanecer em estado de negação ou aumentar a discussão combatendo seus colegas e lideranças. Mantenha a calma e concentre-se no problema, não nas pessoas.

Rolar para cima