Você é ambicioso e inteligente e tem planos de carreira. Você conhece bem seu trabalho e é esforçado. Então por que seu líder parece não gostar de você?
Às vezes, isso é apenas uma questão de personalidade, pois convenhamos, as pessoas não se identificam com todas as pessoas. Mas, pode ser algum comportamento seu que esteja desagradando seu líder. Se você está tendo alguma dessas atitudes listadas abaixo, talvez essas ações sejam a verdadeira fonte do problema. Aqui estão alguns exemplos que, se for o caso, precisará rever sua conduta. É possível que você seja mais capacitado. Aliás, bons líderes devem procurar contratar pessoas mais inteligentes do que são. Mas isso não significa que você pode simplesmente fazer o trabalho da maneira que quiser. Você precisa fazer o que lhe foi solicitado. Também não significa que você não possa se expressar, mas você deve encontrar uma maneira apropriada e útil de contribuir com uma nova ideia. Compartilhe e, caso suas ideias não sejam utilizadas, aceite o fato e siga fazendo o seu trabalho da melhor maneira possível. Você pode tecnicamente ter um desempenho impressionante no seu trabalho, mas se você se queixar de tudo que acontece, se tornará uma pessoa desagradável. Há problemas? Sim. Seu líder deve resolver esses problemas? Talvez. Existem coisas chamadas prioridades, o que significa que, por exemplo, embora seja verdade que os negócios possam funcionar com mais eficiência com uma instalação de software empresarial de ponta, a prioridade agora é atender a folha de pagamento. Da mesma forma, lamentar-se sobre os privilégios, atribuições ou certas características de um colega de trabalho, não é apropriado. Se o seu colega pode trabalhar em casa toda terça-feira e você também quiser, pergunte ao seu líder: “João tem flexibilidade para trabalhar em casa um dia por semana. Isso também é possível para mim? Depois, converse sobre como criar uma agenda flexível. Se o seu líder finalmente recusar, encerre o assunto. Seu trabalho provavelmente é diferente, exigindo sua presença na empresa. Talvez seu colega João tenha alguma condição médica qualificada, e não precisar se locomover pelo menos um dia na semana já lhe proporcione algum benefício. Culpar alguém não é a maneira como um adulto gerencia uma situação. Mesmo que não seja sua culpa, apontar o dedo faz você parecer uma criança mimada. E se o problema realmente foi sua culpa, peça desculpas, diga ao seu líder o que você fará para garantir que isso não ocorra novamente e, em seguida, faça o possível para não repetir o erro. Essa atitude está associada aos colaboradores que fofocam, que sempre têm notícias ou rumores para comentar, muitas vezes não fundamentados. Essas pessoas se envolvem constantemente em intrigas excessivas e às vezes estão mais preocupadas com as notícias e assuntos particulares de colegas de trabalho, do que com seu trabalho. Isso não apenas leva a uma diminuição de sua produtividade, mas sua constante interrupção e discussões levam à política do escritório a dramas desnecessários. Essas atitudes são ainda mais prejudiciais, quando a política do escritório é acompanhada de uma negatividade geral no ambiente de trabalho, afetando o envolvimento dos colaboradores. “Isso não está na minha descrição do trabalho.” Seu líder sabe o que está em sua descrição de cargo, mas pode haver momentos em que você é chamado a fazer algo extra. A menos que seja antiético ou se você é fisicamente incapaz de fazer o que ela está pedindo, use o pedido dele como uma oportunidade para mostrar que você é um jogador de equipe e valoriza seu relacionamento comercial. Não o siga no Twitter ou em outras mídias sociais. Embora você tenha as intenções mais amigáveis e inocentes, nunca inicie contato com seu chefe nas mídias sociais. Se ele quiser segui-lo, ele pode enviar o convite ou discuti-lo primeiro. Alguns líderes podem querer reservar as mídias sociais para uso estritamente pessoal. Suspirando constantemente… Seu líder pode encarar isso de várias maneiras, e geralmente não são boas. Ele pode pensar que você está entediado ou cansado e nenhum dos casos mostra seu envolvimento com o trabalho. Se você sentir vontade de suspirar, tente respirar fundo o mais silenciosamente possível. “Estou usando este trabalho para obter experiência para o que realmente quero”. Nunca é uma boa ideia fazer esse tipo de comentário. Ninguém quer se sentir como o prêmio de consolação. Mesmo se for esse o caso, não comente. Você nunca sabe o quanto as situações podem mudar. O trabalho que você tem atualmente pode muito bem levar exatamente ao que você deseja … ou melhor. “Isso está abaixo de minhas funções. Fui contratado para fazer um trabalho mais significativo.” Você estará sendo arrogante agindo assim, e não há lugar para isso na maioria dos ambientes de trabalho. Se você é líder de equipe e o seu superior pede que você faça uma tarefa mais servil, faça-a com um sorriso no rosto. Às vezes, é preciso que todos participem do trabalho mais simples para chegar a um resultado maior. Há duas coisas que “não posso” podem significar. A primeira é que você realmente não pode e nesse caso, existem maneiras mais positivas que você pode utilizar para se expressar. A segunda é que você não fará o que ele está pedindo, nesse caso, é melhor indicar a fonte de sua objeção desde o início. Se você realmente e verdadeiramente não pode, como por exemplo, quando seu líder pedir para você desenhar duas linhas vermelhas usando tinta azul, você pode dizer: “me desculpe, mas estou um pouco confuso. Você está me pedindo para … ” E depois reafirme o pedido. Isso geralmente elimina qualquer confusão e você terá o respeito dele. Caso contrário, é o início de um diálogo para garantir a clareza. “Eu preciso de um aumento para pagar minhas contas.” Embora isso possa ser verdade, a melhor maneira de obter um aumento no salário é fazer um trabalho exemplar e tornar-se indispensável. Em outras palavras, não espere ganhar um salário mais alto do que o esperado, simplesmente porque você está lá ocupando um determinado espaço. Se você acredita que deve receber um aumento, exponha seu caso da perspectiva da empresa, não da sua.Você acredita que sabe mais do que ele
Está sempre reclamando
É tudo culpa de outra pessoa
“Você ouviu?”
Limites demasiado estreitos
Segui-lo
Parecendo entediado
Trampolim
Arrogância
Eu não posso fazer isso
É tudo sobre você