12 Dicas Para Formação De Equipes No Local De Trabalho

As pessoas em todos os locais de trabalho falam sobre a formação da equipe, mas poucas sabem como criar a experiência do trabalho em equipe ou como desenvolver uma equipe eficaz.

Pertencer a um grupo de trabalho, no sentido mais amplo, é o resultado de se sentir parte de algo maior que você. Isso tem muito a ver com a sua compreensão da missão ou dos objetivos da sua organização.

Em um ambiente orientado à equipe, você contribui para o sucesso geral da organização. Você trabalha com colegas para produzir esses resultados.

Mesmo que você tenha uma função específica e pertença a um departamento específico, você está unificado com outros membros da equipe para atingir os objetivos gerais. Sua função existe para servir a imagem maior.

Você precisa diferenciar esse senso geral de trabalho em equipe, da tarefa de desenvolver um time eficaz e intacto, formado para atingir um objetivo específico. As pessoas geralmente confundem os dois objetivos de formação de equipe.

Desenvolver um senso geral de trabalho em equipe é diferente de criar uma equipe eficaz e focada.

Executivos, líderes e colaboradores da organização exploram universalmente maneiras de melhorar os resultados e a lucratividade dos negócios. Muitos veem as estruturas organizacionais horizontais e em equipe como o melhor design para envolver todos os trabalhadores na criação de sucesso .

Não importa como você chame seu esforço de melhoria baseado em equipe, seja melhoria contínua, qualidade total, manufatura enxuta ou equipe de trabalho autodirigida, você está se esforçando para melhorar os resultados para os clientes.

No entanto, poucas organizações estão satisfeitas com os resultados que os esforços de melhoria de equipe produzem.

Se seus esforços de aprimoramento de equipe não atenderem às suas expectativas, esta lista de autodiagnóstico pode lhe dizer o porquê. A criação de equipes bem-sucedidas requer atenção para cada um dos questionamento a seguir.

Expectativas claras para a equipe

A liderança executiva comunicou claramente suas expectativas em relação ao desempenho da equipe e aos resultados esperados? Os membros da equipe entendem por que a equipe foi criada?

A organização está demonstrando constância de propósito no apoio à equipe com recursos de pessoas, tempo e dinheiro? O trabalho da equipe recebe ênfase suficiente como prioridade em termos de tempo, discussão, atenção e interesse direcionados pelos líderes executivos?

O contexto para a equipe

Os membros da equipe entendem por que estão participando da equipe? Eles entendem como a estratégia de usar equipes ajudará a organização a atingir seus objetivos de negócios comunicados?

Os membros da equipe podem definir a importância de sua equipe para o cumprimento das metas corporativas? A equipe entende onde seu trabalho se encaixa no contexto total dos objetivos, princípios, visão e valores da organização?

Compromisso da equipe

Os membros da equipe querem participar da equipe? Os membros da equipe sentem que a missão da equipe é importante? Os membros estão comprometidos em cumprir a missão da equipe e os resultados esperados?

Os membros da equipe consideram seu serviço valioso para a organização e suas carreiras? Os membros da equipe antecipam o reconhecimento por suas contribuições?

Os membros da equipe esperam que suas habilidades cresçam e se desenvolvam na equipe? Os membros da equipe estão entusiasmados e desafiados pela oportunidade da equipe?

Competência da equipe

A equipe sente que tem as pessoas apropriadas participando? Por exemplo, na melhoria de processos, cada etapa do processo é representada na equipe? A equipe considera que seus membros têm o conhecimento, a habilidade e a capacidade de resolver os problemas para os quais a equipe foi formada? Caso contrário, a equipe tem acesso à ajuda de que precisa? A equipe sente que possui os recursos, estratégias e apoio necessários para cumprir sua missão?

Estatuto da Equipe

A equipe assumiu a área de responsabilidade designada e projetou sua missão, visão e estratégias para cumprir a missão. A equipe definiu e comunicou seus objetivos, seus resultados e contribuições previstos e seus cronogramas.

Como será medido os resultados de seu trabalho e o processo que a equipe seguiu para realizar sua tarefa? A equipe de liderança ou outro grupo de coordenação apoia o que a equipe projetou?

Controle de equipe

A equipe tem liberdade e empoderamento suficientes para obter a propriedade necessária para cumprir seu estatuto? Ao mesmo tempo, os membros da equipe compreendem claramente seus limites?

Até que ponto os membros podem ir em busca de soluções? As limitações por exemplo, de recursos monetários e de tempo, são definidas no início do projeto, antes que a equipe enfrente barreiras e retrabalhos?

O relacionamento e a prestação de contas da equipe são entendidos por todos os membros da organização? A organização definiu a autoridade da equipe para fazer recomendações? Para implementar o plano?

Existe um processo de revisão definido, para que a equipe e a organização estejam sempre alinhadas com a direção e o objetivo?

Os membros da equipe se responsabilizam pelos prazos, compromissos e resultados do projeto? A organização tem um plano para aumentar as oportunidades de autogestão entre os membros da organização?

Colaboração em equipe

Os membros entendem os estágios do desenvolvimento do grupo? Os membros da equipe estão trabalhando juntos de forma eficaz interpessoal?

A equipe pode abordar a solução de problemas, a melhoria de processos, o estabelecimento de metas e a medição em conjunto?

Os membros da equipe cooperam para cumprir o estatuto da equipe? A equipe estabeleceu normas ou regras de conduta em áreas como resolução de conflitos, tomada de decisões por consenso e gerenciamento de reuniões?

A equipe está usando uma estratégia apropriada para realizar seu plano de ação?

Comunicação da equipe

Os membros da equipe são claros sobre a prioridade de suas tarefas? Existe um método estabelecido para as equipes darem feedback e receberem um feedback honesto sobre o desempenho? A organização fornece informações importantes sobre negócios regularmente?

As equipes entendem o contexto completo de sua existência? Os membros da equipe se comunicam clara e honestamente entre si? Os membros da equipe contribuem com opiniões diversas? Os conflitos necessários são levantados e abordados?

Inovação criativa

A organização está realmente interessada em mudar? Valoriza o pensamento criativo, soluções únicas e novas ideias? Recompensa as pessoas que assumem riscos razoáveis ​​para fazer melhorias?

Ou a empresa recompensa as pessoas que se enquadram e mantêm o status quo? Fornece treinamento, educação, acesso a livros e filmes e viagens de campo necessárias para estimular um novo pensamento?

Consequências da equipe

Os membros da equipe se sentem responsáveis ​​pelas responsabilidades que possuem? As recompensas e o reconhecimento são fornecidos quando as equipes são bem-sucedidas?

O risco razoável é respeitado e incentivado na organização? Os membros da equipe temem represálias? Os membros da equipe gastam seu tempo apontando os dedos em vez de resolver problemas?

A organização está projetando sistemas de recompensa que reconhecem o desempenho da equipe e do indivíduo? A organização está planejando compartilhar ganhos e aumentar a lucratividade com a equipe e colaboradores individuais?

Os colaboradores podem ver seu impacto no aumento do sucesso da organização?

Coordenação da equipe

As equipes são coordenadas por um grupo de liderança central que ajuda a obter o que precisam para ter sucesso? As prioridades e a alocação de recursos foram planejadas entre os departamentos?

As equipes entendem o conceito de cliente interno, ou seja, alguém a quem fornecem um produto ou serviço?

As equipes multifuncionais são comuns e trabalham juntas de forma eficaz? A organização está desenvolvendo uma orientação focada no cliente e se afastando do pensamento departamental tradicional?

 Mudança na cultura da equipe

A organização reconhece que a equipe, a colaboração e a capacitação da cultura organizacional do futuro são diferentes da organização hierárquica tradicional que ela pode ser atualmente?

A organização está planejando, ou no processo de, mudar a forma como recompensa, avalia, contrata, desenvolve, motiva e gerencia as pessoas que emprega?

A organização planeja usar falhas para aprender e oferecer suporte a riscos razoáveis? A organização reconhece que quanto mais puder mudar seu clima para apoiar as equipes, mais receberá em retorno do trabalho das equipes?

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