Como Ser Inovador E Ganhar Destaque No Seu Trabalho

Em qualquer organização, independentemente do papel que você executa, você precisa saber como inovar para se destacar no seu trabalho.

Ser criativo e inovador irá ajudá-lo, especialmente se você trabalha em uma organização onde todas as inovações maiores ou menores são apreciadas.

Você pode usar a inovação para converter suas ideias criativas em soluções apropriadas e obter um ótimo retorno sobre o investimento de seu tempo e conhecimento.

Para ser reconhecido ou eficaz em uma organização, você tem que ser visto como trazendo ideias para serem apreciadas que resolvem um problema ou um desafio.

A inovação é agora reconhecida como central para o desempenho organizacional. Ter a capacidade de aproveitar e converter a criatividade em inovação tornou-se um requisito organizacional fundamental para a maioria das empresas.

A inovação é considerada, simplesmente, um imperativo para a sobrevivência.

Todas as organizações precisam de inovação em todas as frentes, não apenas para novos produtos, serviços ou tecnologias.

Infelizmente, alguns colaboradores não inovam porque não acham que é seu trabalho fazer isso. A inovação no local de trabalho é tarefa de todos.

A nova era e as organizações bem estruturadas não dependem de um pequeno número de colaboradores exclusivos para criar inovações.

Em vez disso, criam uma cultura na qual todos os trabalhadores são incentivados e capacitados a inovar em seus processos, produtos, fluxos de trabalho ou serviços.

Como Ser Inovador No Trabalho

Atualmente, ser inovador pode entrar na lista de critérios das contratações. Então, conheça algumas maneiras de inovar e brilhar no trabalho.

Troque a expressão “Eu não posso” para “Eu posso”: somos todos seres criativos!

No entanto, por uma inibição desnecessária, nos sentimos derrotados, limitados ou presos. Infelizmente, você é tão inovador quanto se permite ser.

Se você quer inovar e brilhar no trabalho, quando é confrontado com desafios criativos autolimitados, não desista ou ignore.

Então, da próxima vez que você se deparar com alguns problemas desafiadores com seus colegas de trabalho, pense em como pode ser ousado em criar maneiras criativas de lidar com os desafios.

Quanto mais você exercita seus músculos “criativos” e “inovadores”, mais criativos e mais nítidos se tornam. Tente e reserve tempo para sessões rápidas de brainstorming com colegas inovadores. Organize e conduza workshops de grupos regulares e bem focados para incentivar novas ideias.

Turbine o seu músculo psicológico da criatividade

Coloque no modo de solução de problemas e remova as restrições que o impedem de apresentar soluções inovadoras. No local de trabalho, é muito fácil depender dos outros para sempre ter ideias diferentes.

Não espere para ser confrontado com problemas antes de encontrar soluções. Procure o que não está funcionando bem e encontre uma solução inovadora para melhorá-lo.

Coloque-se na frente e seja o primeiro a procurar por problemas relevantes, pontos de dor ou sonhos do seu grupo-alvo e, em seguida, gere uma nova solução simples.

Você pode entrar em contato para saber mais sobre problemas por meio de visitas presenciais e grupos de foco. Quando você sabe mais, você pode chegar a uma solução inovadora simples, mas útil.

Colabore e compartilhe os recursos disponíveis

Se você quer inovar e brilhar no trabalho, perceba que nenhum homem é uma ilha. Você nunca pode inovar sozinho em uma organização.

Você precisa de suporte, adesão e mudança de comportamento para que qualquer inovação seja bem-sucedida. Por isso, colabore e amplie sua rede para promover e liberar a criatividade que levará à inovação.

Quanto mais pessoas você conhece no trabalho, mais amplo se torna o seu círculo de influência e mais fácil é fazer parcerias com outras pessoas, obter aprovação e ser inovador.

Busque colegas entusiastas, de suporte e focados para ajudá-lo a refinar qualquer ideia inovadora. Você ficará surpreso com a forma como as pessoas podem tornar uma ideia mais nítida e mais significativa para gerar ótimos resultados.

Uma equipe envolvida em uma sessão de brainstorming para inovar provavelmente será mais eficaz do que a soma de suas partes trabalhando individualmente.

Seja persistente

Você precisa acreditar em si mesmo e em sua ideia. Uma vez que você tenha alguma ideia inovadora, esteja focado em fazer o que for necessário para alcançar o resultado final que você imaginou.

Seja persistente diante de gargalos e bloqueios. Para um sucesso de inovação, você precisa de ações, foco, tenacidade e trabalho duro para tornar sua visão realidade.

Identifique possíveis gargalos

A inovação não é fácil porque os usuários finais em potencial de sua nova inovação, seja um sistema, produto ou serviço, devem mudar seu comportamento para usar sua solução inovadora.

A pergunta é: “Por que eles deveriam comprar sua solução inovadora?” Então, antes de vender sua ideia inovadora, você precisa dar aos usuários finais uma razão muito boa para que eles precisem da inovação que você está apresentando. A inovação eficaz fornece soluções simples para um problema relevante.

Fora da caixa é onde você deve estar para ser inovador

Para inovar e brilhar no trabalho, não se esqueça de pensar fora da caixa, mas procure apresentar sua ideia dentro da caixa.

É importante que você mostre como sua ideia é única, mas ao mesmo tempo mostre como é viável implementá-la. Ao apresentar sua ideia inovadora, também apresente seus parceiros que irão desenvolver a ideia junto com você. Então, seu conceito inovador terá uma chance maior de se tornar realidade.

Assuma riscos e esteja pronto para falhar ou cometer erros

Uma certa dose de risco ou fracasso é inevitável com qualquer inovação. Permita-se aprender com seus erros. Nunca deixe de lado a criatividade penalizando-se por uma ideia que não dá certo.

Lembre-se, a razão pela qual você cria inibição auto-imposta é devido ao seu medo do fracasso. Espere que algumas de suas ideias fracassem espetacularmente.

Coloque isso como o processo de aprendizagem. Defenda suas ideias, construa protótipos com frequência, teste e teste-os em colegas, obtenha feedback e faça alterações incrementais.

Em vez de tratar os erros como fracassos, pense neles como aprendizado por meio de experimentos. Aceite os fracassos, depois pegue seu novo conhecimento e coloque-o no caminho para encontrar a melhor solução de todas.

Deixe sua mente vagar com frequência e liberte seu cérebro

O ambiente e a rotina do seu dia a dia podem afetar o modo como você pensa e sente. Quanto mais livre de estresse e calmo você estiver, mais receptivo você será para entrar em sua esfera criativa.

Encontre um local relaxante e inspirador que ajudará a desencadear sua criatividade. Todos nós temos diferentes gatilhos para acessar nossas esferas criativas.

Visite estes espaços tranquilos e faça longas caminhadas agradáveis ​​para ajudá-lo a obter soluções criativas.

Faça rascunhos

Mantenha um diário para sempre rabiscar suas ideias e pensamentos. Pratique escrever cada pensamento, ideia, dica e inspiração.

Pratique e escreva. Isso ajudará você a capturar seus pensamentos e iniciar o processo criativo que o levará a inovar.

Seja curioso, tenha a atitude e o desafio de “precisar saber”

Você não pode inovar e brilhar no trabalho se não estiver curioso. Todos os grandes inovadores são curiosos e gostam de resolver problemas.

Muitas vezes, muitas pessoas vêem as coisas da mesma forma e isso inibe a criatividade. Pratique ver as coisas de maneira diferente.

Sempre pergunte a si mesmo: “O que mais eu posso ver e de que outra forma?” Certifique-se de fazer perguntas e desafiar fluxos de trabalho, processos, sistemas e métodos existentes.

Se você quer inovar e brilhar no trabalho, precisa se libertar das restrições criadas pela mente. A única maneira de fazer isso é removendo suposições e restrições.

Pensar fora da caixa ajudará você a se destacar. Seja entusiasta em ajudar a resolver problemas, abra sua mente para novas ideias e soluções sem estabelecer crenças autolimitadoras.

Lembre-se, você é tão inovador quanto o resto. Tudo o que você precisa fazer é ser criativo. Inovação é mais sobre psicologia do que intelecto.

Deixe um comentário

Rolar para cima