As empresas experientes sabem que melhorar o envolvimento dos colaboradores não é apenas sobre a realização de uma pesquisa, a organização de mais eventos ou a criação de mais oportunidades de reconhecimento.
Melhorar o engajamento vem do entendimento dos indicadores exclusivos da sua organização e do uso desses dados para conduzir uma ação direcionada.
Existem muitas iniciativas de envolvimento dos colaboradores que muitas empresas utilizam com grande sucesso. No entanto, é mais importante investir seu tempo e seus recursos nos indicadores mais relevantes dentro do contexto específico da sua organização.
Mas como você sabe quais ações terão maior impacto na melhoria do engajamento dos colaboradores?
Melhorando O Envolvimento Dos Colaboradores
Atingir resultados efetivos requer estudo e planejamento. Alguns questionamentos devem ser feitos para servirem de base às estratégias que serão implementadas, como:
- Por que melhorar o envolvimento dos colaboradores é um processo?
- Como identificar os principais motivadores de envolvimento dos colaboradores na sua organização?
- Como as melhores organizações agem para melhorar o engajamento?
Por que melhorar o envolvimento dos colaboradores é um processo
Para fazer melhorias duradouras, você não pode abordar a questão do envolvimento como um projeto único. Melhorar o engajamento é um processo contínuo.
Esse processo é capturado pelo ciclo de feedback dos colaboradores.
Essas três etapas – projetar e coletar, analisar e compreender, compartilhar e agir – são como você deve abordar sua pesquisa de engajamento de colaboradores e elas são a base para a melhoria contínua.
O ciclo de feedback cria uma conversa contínua entre a organização e seus colaboradores por meio de pesquisas. Eles querem ser ouvidos e querem saber que alguma ação será tomada com base em seus comentários. Se você puder mostrar a eles que a organização está ouvindo e agindo, eles responderão com mais e melhor feedback.
A cadência desse processo depende de você e será guiada pela rapidez com que você pode percorrer cada etapa.
Identificando os impulsionadores do engajamento
Depois de receber dados por meio de suas pesquisas de engajamento, você pode começar a analisar e entender o feedback que seus colaboradores estão compartilhando.
Compreender os indicadores únicos do engajamento em sua empresa ajuda você a ir além da avaliação de pontuações “baixas” ou “altas”.
É fácil supor que tomar medidas em um fator com uma pontuação baixa – digamos, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – ajudará a aumentar o engajamento.
Mas se o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal não for o que impulsiona o engajamento em sua empresa especificamente, o investimento nessa área não fará diferença nos níveis de engajamento.
Os fatores mais comuns que impulsionam o envolvimento dos colaboradores na maioria das organizações, são:
- Aprendendo e desenvolvendo
- Serviço e foco na qualidade
- Liderança
Apesar disso, cada empresa pode ter diferentes condutores de engajamento e eles podem mudar com o tempo.
Uma boa pesquisa identificará os principais impulsionadores da sua empresa e eles servirão como base para a próxima etapa do ciclo de feedback – ação.
É por isso que um ritmo regular de pesquisa é um combustível importante para melhorar o engajamento dos colaboradores, pois fornece os dados corretos para a ação.
Como as melhores organizações agem para melhorar o engajamento
Pesquisas de engajamento de colaboradores oferecem muitas informações. O que é ótimo, exceto que, mesmo com a análise de indicadores direcionando sua lista de ações, ainda pode ser difícil saber por onde começar.
As empresas que colocam a cultura em primeiro lugar permanecem no topo impulsionando mudanças significativas ao fazerem menos em vez de mais.
Elas também investem seu tempo para comunicar por que uma determinada ação está sendo tomada.
Encontre uma área de foco
Quando se trata de melhorar o engajamento dos colaboradores, essas organizações não escolhem cinco ou até três áreas de foco. Elas escolhem até no máximo duas áreas para se concentrarem. Isso garante que as ações executadas causem o maior impacto.
Encontrar uma área de foco exige disciplina, mas essas três etapas podem ajudar a orientar líderes em todos os níveis da organização:
- Faça uso de análises avançadas
Isso inclui a análise dos indicadores, bem como outras ferramentas de pesquisa para identificar uma pequena lista de oportunidades de ação.
- Alinhar
Incentive os líderes a avaliar o feedback em relação aos objetivos organizacionais e priorizar uma área de foco que esteja alinhada a eles. Dessa forma, seu foco beneficia os colaboradores e garante impacto no sucesso dos negócios.
- Votação
Se você ainda continuar em dúvida, faça uma votação simples com a equipe. Comece com a área de foco que obtém o maior número de votos, mas anote outras áreas em potencial a serem trabalhadas depois que você atuar na primária.
Do foco para a ação
Depois de ter sua área de foco, você pode começar o planejamento de ações. Comece enquadrando sua área de ação como uma questão direcionada para frente.
Por exemplo, se a colaboração foi identificada como um grande impulsionador do envolvimento, você pode perguntar: Como podemos melhorar a colaboração dentro da empresa?
Você também pode aprofundar um pouco mais sua pesquisa com seus colaboradores para encontrar a causa raiz do problema. Isso pode significar a criação de um questionário rápido de acompanhamento ou a realização de uma oficina presencial.
De qualquer forma, você pode perguntar a eles:
O que essa área de foco significa para você? Por exemplo, para a área de foco da colaboração, você poderia perguntar:
- O que significa para você trabalhar com mais colaboração em todos os limites da organização?
- Onde estamos progredindo? Por exemplo, onde estamos colaborando bem?
- Onde não estamos progredindo? Por exemplo, onde precisamos colaborar melhor?
Então, trata-se de ter ideias criativas para abordar a área de foco e melhorar o engajamento. Envolva os colaboradores na criação das ideias.
Chegar na etapa das ações requer muita energia e às vezes as organizações ficam presas no estágio de planejamento.
Mas a melhoria real no engajamento dos colaboradores exige que você faça a transição e concretize todo esse planejamento por meio da ação.
Não tenha medo de testar experimentar. Esperar pela abordagem perfeita pode levar à inatividade. Em vez disso, basta começar.
Você pode comunicar facilmente o progresso das ações, reunir feedback dos colaboradores e fazer os ajustes necessários. Melhorar o engajamento dos colaboradores é uma conversa contínua, não um monólogo.
Benefícios Do Envolvimento Dos Colaboradores
O envolvimento dos colaboradores é uma filosofia praticada por empresas que atribui a seus colaboradores participação em decisões que afetam diretamente seus trabalhos.
Os principais benefícios do envolvimento são o aumento do moral, maior produtividade, relacionamentos mais saudáveis entre os colegas de trabalho e o pensamento criativo.
- Moral aprimorado
Envolver colaboradores em decisões e mudanças de políticas que afetam diretamente seu trabalho, ao mesmo tempo em que capacita a serem mais autônomos, aumenta o moral nas organizações.
Quando os colaboradores são tratados como um ativo e sua contribuição é considerada, a confiança aumenta entre todos os membros da equipe, e a empresa vê ganhos significativos em diferentes aspectos, como produtividade e lealdade.
- Produtividade aumentada
O envolvimento se traduz diretamente em aumento de produtividade. Os colaboradores com um investimento no melhor interesse da empresa ampliam seu papel, promovendo uma ética de trabalho mais forte.
Quando eles recebem independência e espera-se que sejam mais auto-suficientes, eles se tornam mais eficientes ao longo do tempo, à medida que aprendem a lidar com suas responsabilidades com o mínimo de interferência e / ou buscando menos da liderança para obter orientação.
- União da equipe
Embora o envolvimento dos colaboradores seja amplamente planejado para dar autonomia a cada um, também promove melhores relacionamentos entre os colaboradores e suas lideranças, porque os trabalhadores que recebem mais independência tendem a formar melhores relações de trabalho.
- Inovação
O envolvimento de colaboradores ajuda a cultivar a inovação. Aqueles que têm interesse no crescimento e na sustentabilidade da empresa oferecerão mais ideias e soluções de problemas quando surgirem obstáculos.
Além disso, à medida que o colaborador enfrenta desafios específicos ou encontra melhorias em políticas, procedimentos ou produtos, ele fomenta o crescimento e um pensamento mais crítico e imaginativo.