O Que Fazer Para Melhorar O Trabalho Em Equipe?

A maneira como trabalhamos e a natureza do trabalho está mudando. Historicamente, as organizações foram desenvolvidas para otimizar a eficiência.

Isso foi possível porque o trabalho era previsível. Com as inovações tecnológicas, a taxa de mudança nos negócios acelerou.

Neste novo mundo, otimizar a eficiência está sendo negociado em favor da adaptabilidade e agilidade. Uma das maneiras pelas quais as empresas estão fazendo essa mudança é através do desenho organizacional, especificamente a reestruturação em torno das equipes.

Veja por que as equipes estão se tornando mais populares e como fornecer suporte para as equipes no trabalho.

Construindo Redes De Equipes Capacitadas

As equipes demonstraram ter um desempenho melhor na resolução de problemas complexos do que se for realizado por colaboradores de forma individual.

No entanto, para cada pesquisa que descobre que o desempenho das equipes é superior ao dos indivíduos, há outra argumentando que o oposto é verdadeiro. Por que isso acontece?

Uma razão para essa desconexão nas descobertas de eficácia da equipe pode ser que, apesar do crescente número de equipes no trabalho, nossos sistemas de suporte não mudaram.

A maioria das empresas ainda está focando sua atenção e centrando seus programas em indivíduos, mesmo depois de se reestruturarem para as equipes.

Quando pensamos em aprendizagem e desenvolvimento, geralmente treinamos pessoas através de programas voltados para o indivíduo, ao invés de serem direcionados para o grupo.

Para criar equipes com melhor desempenho, experimente as ideias a seguir em sua organização.

Desenvolva metas a nível da equipe

As empresas que têm metas e objetivos em nível organizacional estão em vantagem porque as equipes podem usá-las como um guia.

Além de organizacional, e até individual, considere a definição de metas em nível de equipe. As metas da equipe estão associadas a um melhor desempenho.

Há também evidências que o ato de estabelecer metas como uma equipe pode levar a uma maior união entre o grupo.

Destacando que uma etapa fundamental é envolver os membros da equipe no processo de definição de metas, ao invés de apresentar um plano pré-determinado.

Fornecer feedback sobre o desempenho da metas da equipe

Quando se trata de feedback sobre o desempenho, semelhante ao feedback do desenvolvimento, isso geralmente é fornecido apenas no nível individual ou organizacional.

Isso faz com que muitas oportunidades sejam perdidas. O feedback leva a um melhor desempenho quando devidamente direcionado.

Se você deseja aperfeiçoar o trabalho em equipe e aumentar o desempenho, forneça feedback a nível de grupo. Dessa forma você estará passando a mensagem do que realmente é importante para sua organização, envolvendo todos no processo.

Recompense o desempenho das equipes

Quando você recompensar seus colaboradores, experimente incluir o fator desempenho de equipe. Estudos descobriram que as recompensas baseadas em equipes têm um impacto maior no desempenho do que os incentivos individuais, especialmente forem distribuídas de forma equitativa.

No entanto, fatores de composição da equipe podem afetar o impacto das recompensas, como por exemplo o tamanho da equipe e a composição de gênero. Portanto, o contexto da equipe também deve ser considerado.

Forneça treinamento para as equipes

O desenvolvimento individual é importante, mas nem sempre melhora a forma como as pessoas trabalham juntas como uma equipe.

O treinamento da equipe está associado a melhor desempenho, resultados afetivos, como confiança e processos da equipe, como comunicação e tomada de decisão.

Identifique as necessidades exclusivas das equipes em sua organização

Embora as sugestões acima sejam maneiras gerais de desenvolver o potencial das equipes, todas as organizações terão desafios únicos.

Uma pesquisa sobre a eficácia da equipe é uma ótima maneira de entender o que elas estão enfrentando. A nível  de organização, os resultados podem ser usados ​​para identificar se as oportunidades são semelhantes em todas as suas equipes.

Os resultados da pesquisa poderão indicar que a organização pode não estar trabalhando algum fator em determinada equipe.

Por exemplo, se alguma equipe estiver pontuando baixo em “Quando alguém comete um erro, admite para a equipe”,  você deve analisar de maneira mais aprofundada, porque determinado grupo não assume esse tipo de responsabilidade.

Além disso, deve considerar promover uma cultura organizacional que veja o fracasso como uma oportunidade de aprendizado.

Importância Do Trabalho Em Equipe Nas Organizações

O trabalho em equipe permite que você realize tarefas com mais rapidez e eficiência do que lidando com projetos individualmente.

A cooperação em várias tarefas reduz as cargas de trabalho de todos os colaboradores, permitindo que eles compartilhem responsabilidades ou ideias.

Ao compartilhar ideias ou responsabilidades, todos devem exercer um papel adequado à sua especialização. Você também deve considerar os níveis de interesse dos colaboradores no projeto em questão, que influenciam positivamente a eficiência ou a velocidade de sua produção na realização da tarefa.

Conheça algumas razões que justificam a importância do trabalho em equipe.

Produtividade aumentada

Um time que trabalha junto, de forma unida, prospera. Quando os colaboradores ajudam uns aos outros a superar desafios, os problemas são resolvidos com eficiência. Seu fluxo de trabalho ganha uma camada extra de reforço, o que reduz erros.

Quando você cria conexões, você fica sabendo quais colaboradores são bons em tarefas diferentes. Esse entendimento é extremamente valioso para atribuir papéis.

Soluções inovadoras

A importância do trabalho em equipe no ambiente é clara quando resulta em comunicação aberta. Os problemas são enfrentados com soluções engenhosas quando os colaboradores se sentem com liberdade para falar abertamente.

Eles se tornam mais aptos a compartilhar ideias quando você cria uma conexão. Os pontos fracos da sua empresa são atendidos com correções de diversas perspectivas. Quando os colaboradores trazem seus pontos de vista para a discussão, sua empresa está sempre em movimento.

Uma força de trabalho comprometida

O trabalho em equipe e a motivação andam de mãos dadas. Uma equipe desconectada e não intencionada pode causar problemas para qualquer empresa.

Quando o moral está baixo, os colaboradores estão infelizes. E quando eles estão insatisfeitos, eles desistem. Altas taxas de rotatividade podem custar muito dinheiro, desde o processo de contratação até uma perda de produtividade.

O trabalho em equipe cria um senso de união que promove a retenção de colaboradores. Você pode aumentar o número de trabalhadores leais e de longo prazo na folha de pagamento, incentivando o trabalho em equipe.

Melhoria das relações interpessoais

O trabalho em equipe é importante em uma organização porque oferece aos colaboradores a oportunidade de se relacionarem entre si.

Os trabalhadores que constituem uma equipe realizando um projeto geralmente se sentem valorizados pela conclusão bem-sucedida de suas tarefas.

Uma situação na qual todos eles encontram oportunidades de contribuir para alcançar um determinado objetivo, melhora as relações dentro da equipe e aumenta o respeito mútuo.

Maior responsabilidade

O trabalho em equipe aumenta a responsabilidade de todos os membros, pois existe a consciência de que cada um faz parte de um todo maior e que sua participação irá interferir no resultado final.

Em contraste com o trabalho individual, a pressão dos colegas geralmente é alta dentro de equipes, de tal forma que casos de baixo moral são menos prováveis ​​de impactar indivíduos.

Oportunidades de aprendizagem

A cooperação em um projeto é uma oportunidade para novos colaboradores aprenderem com os membros mais experientes.

As equipes geralmente consistem de membros que diferem um do outro em termos de habilidades ou talentos. Trabalhar em conjunto é uma ótima oportunidade para adquirir novas habilidades.

Ao contrário de trabalhar sozinho em um projeto, o trabalho em equipe proporciona às pessoas a oportunidade de desafiar as ideias umas das outras e chegar a uma solução de compromisso que contribua para a conclusão da tarefa.

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