As pessoas que são “multitarefa” frequentemente acreditam que isso permite realizar mais. Porém, estudos comprovados mostram que os indivíduos podem perder até 40% de produtividade, levar mais tempo para concluir tarefas e cometer mais erros ao tentar fazer mais coisas ao mesmo tempo.
Encontrar foco em seu trabalho permitirá que você seja mais produtivo. O foco é igualmente importante para as organizações.
À medida que a lista de prioridades da equipe executiva cresce, o crescimento da receita da empresa diminui em relação a seus pares.
Normalmente, as equipes executivas identificam três a cinco áreas de foco, cada uma com uma lista de ações. Quando você observa a lista e os recursos disponíveis, não há realmente muita ênfase em pontos específicos.
Essa falta de foco geralmente resulta em recursos sendo espalhados, linhas quebradas de comunicação e pouco sendo realmente feito antes que a medição seja feita novamente.
Ao agir sobre o feedback dos colaboradores, o foco claro em apenas uma ou duas áreas parece diferenciar as organizações que são capazes de promover uma mudança efetiva. O foco permite o alinhamento organizacional, velocidade na ação e colaboração dentro da empresa.
As organizações encontram dificuldades para encontrar foco por três razões principais:
Dados desconectados
Capturar grandes quantidades de feedback dos colaboradores é mais fácil do que nunca. No entanto, muitos ainda usam pesquisas e sistemas que não são adequados à finalidade ou que não têm um propósito ou objetivo claro.
Os líderes muitas vezes ficam navegando em dados desconectados, tentando encontrar o um lugar certo para começar.
Medo de errar
Frequentemente, os executivos selecionam várias áreas de foco, acreditando que isso aumenta suas chances de escolher o caminho certo.
Com frequência, isso divide a atenção e energia, semeia confusão sobre o que é mais importante para a organização e diminui o entusiasmo de forma geral.
Nós superestimamos o que podemos alcançar
Pesquisas sugerem que pelo menos 80% dos seres humanos têm uma visão excessivamente otimista do futuro.
Assim, quando os líderes são apresentados a inúmeras oportunidades potenciais de foco após uma pesquisa com colaboradores, eles estão preparados para ter uma visão otimista do que pode ser realizado de uma só vez.
Sem foco, você provavelmente terminará com apenas uma longa lista de ações desconectadas.
Como Ajudar Sua Equipe A Encontrar O Foco?
Aproveite a análise avançada para orientar o foco. Use ferramentas de feedback online que calculam uma análise de impacto em tempo real.
Você pode incentivar os líderes a avaliar o feedback em relação aos objetivos organizacionais e priorizar uma área de mais alinhada.
Essa é uma ótima maneira de demonstrar o valor do feedback dos colaboradores e garante o impacto no sucesso dos negócios.
Ainda assim, se a dúvida persistir, uma votação simples com a equipe pode resolver a questão rapidamente. Comece com a área de foco que obtém o maior número de votos, mas tome nota de outras áreas em potencial a serem assumidas depois.
Na próxima vez que você conduzir uma pesquisa com colaboradores e os líderes escolherem várias áreas de foco, não tente direcionar seus esforços em tudo de uma só vez.
Em vez disso, olhe para isso como uma oportunidade de praticar a mudança organizacional e faça com que todos sigam a mesma direção.
Feedback De Colaboradores E Engajamento
Você concluiu seu projeto de pesquisa de colaboradores. Agora é que o verdadeiro trabalho começa. Mas como você analisa todos os resultados da sua pesquisa e começa a melhorar o engajamento dos colaboradores?
Você pode aproveitar ao máximo os resultados da sua pesquisa, seguindo algumas etapas, como:
Divulgar os resultados
Após a pesquisa, você deve ter um plano de comunicação. Você também precisa conceder às lideranças acesso aos resultados da pesquisa de colaboradores.
Reconheça e agradeça a participação de todos os envolvidos. Faça um exame mais detalhado dos resultados e planos de ação.
Além disso, você pode reunir-se com um grupo maior de lideranças, dependendo de como você deseja abordar as próximas etapas para melhorar o engajamento dos colaboradores.
Fale abertamente sobre resultados com grupos menores
As melhores organizações esperam que os líderes trabalhem com suas equipes para melhorar o engajamento dos colaboradores.
Isso geralmente começa com uma reunião, usando um formato de grupo de foco, no qual os colaboradores podem falar abertamente sobre os resultados da pesquisa.
Um moderador habilidoso, geralmente não o líder direto, deverá liderar o grupo fazendo perguntas para iniciar a discussão.
Selecione áreas para melhorar
Durante as reuniões do grupo, o moderador solicitará que os colaboradores cheguem a um consenso sobre quais áreas devem restringir seus esforços para melhorar o engajamento.
Eles devem escolher seu próprio destino, em vez de ter etapas de ação forçadas. Isso os torna participantes mais ativos, com maiores chances de sucesso em suas decisões.
Os moderadores devem aproveitar os relatórios de pesquisa para ajudar o grupo a identificar as áreas onde eles precisam melhorar e onde podem causar o maior impacto.
Discuta áreas críticas e ideias para melhorias
Depois de escolher suas áreas de foco, discuta esses itens com mais profundidade. Antes de passar para as etapas de ação, você deverá:
- Discuta item por item e o que ele representa para sua equipe;
- Discuta por que você acha que o desempenho de sua equipe não está satisfatório nesse item;
- Identifique as possíveis soluções.
Essas conversas podem ser difíceis, por isso é importante definir as expectativas de comunicação no início da reunião e ter um moderador qualificado liderando o grupo.
Tome decisões
Quando o grupo sente que discutiu completamente as áreas selecionadas para melhoria, é hora de chegar a um consenso e tomar algumas decisões para ação.
Geralmente, as pessoas dentro do próprio grupo têm condições de dar os próximos passos e tomar as decisões. No entanto, em certos casos, alguém que não faz parte do grupo precisar se envolver para tomar as decisões finais.
Implementar decisões
Agir de fato pode ser uma tarefa difícil, especialmente se a nova iniciativa for grande. Aqui estão algumas ideias sobre implementação:
- Divida grandes mudanças em pequenos passos;
- Separe a propriedade das tarefas para garantir que as partes interessadas estejam envolvidas e sejam responsáveis;
- Faça pequenas experiências antes de assumir um grande compromisso com a mudança.
Sondagem e avaliação
Você não pode simplesmente lançar novas iniciativas e depois esquecê-las. Certifique-se de que sua equipe tenha um plano para verificar e avaliar o progresso.
Faça sondagens após uma semana, um mês ou dois meses, dependendo das alterações. Você quer ter certeza de que seu plano de ação está funcionando e que os colaboradores estão satisfeitos com as mudanças. Se não estiver obtendo os resultados propostos, ajuste ou discuta as alternativas.
Repita o processo
Continue acompanhando sua equipe para avaliar se estão progredindo. Se os resultados são positivos, vá para outra área de foco e repita todo o processo.
Seguindo estes passos após sua pesquisa você estará no caminho certo para melhorar o engajamento dos colaboradores.