Você tem o que é preciso para ser ótimo em seu trabalho? Se você quer um aumento ou uma promoção, ou se preocupa com sua carreira, aprender como melhorar seu desempenho e adicionar mais habilidades e conquistas profissionais ao seu currículo é fundamental para seguir em frente.
Independentemente de você ter sido contratado recentemente ou ter anos de experiência em sua função atual, sempre há maneiras de melhorar seu desempenho. Aqui estão algumas ideias que você pode utilizar para se destacar no trabalho.
Entenda os objetivos do seu empregador
Algumas pessoas trabalham em seus empregos há anos sem realmente conhecer ou entender seu empregador. Este é um erro que muitos trabalhadores cometem em suas carreiras.
Quais são os objetivos da sua empresa? Esta é uma informação crítica para você ter sucesso. Como o seu papel impacta essas metas e o que você pode fazer para ter mais impacto? Pergunte sugestões com sua liderança e colegas.
Pergunte a si mesmo, quem foi promovido recentemente e o que eles fizeram para serem promovidos? Se você não sabe, pergunte a eles. Você pode aprender com as histórias deles e descobrir como você pode progredir também.
Entenda seu líder
Você não precisa ser o melhor amigo do seu líder. Na verdade, você nem precisa gostar dele. Você deve, no entanto, procurar conhecê-lo melhor.
Quanto melhor você entender o que ele valoriza, gosta ou não gosta, melhor você pode realizar seu trabalho de acordo com suas expectativas e demandas.
Quando você puder executar suas tarefas de uma maneira que agrade ao seu líder, maior será a probabilidade de que ele o reconheça por isso.
Mostre-se para sua equipe
Ser um membro da equipe é algo que todos os colaboradores devem aspirar, mas é muito mais difícil do que parece, em parte porque é muito vago. O que significa ser um jogador de equipe?
Para se destacar no trabalho, você deve aprender o que significa ser uma boa equipe em sua organização. Comece sabendo o que seus colegas valorizam para que você possa compartilhar sua mentalidade.
Eles vão te agradecer mais quando você agir com base nesses valores ou explicar honestamente as razões quando discordar de algo.
Tente colocar as necessidades da equipe em primeiro lugar, às vezes às custas da sua. Dependendo do seu papel, isso pode significar ficar até mais tarde para ajudar um colega ou se oferecer para mudar de turno favorecendo um colega de trabalho em necessidade.
Não apenas ser um bom colaborador é uma habilidade para adicionar ao seu currículo, mas seus colegas de equipe o respeitarão mais por isso.
Conheça seus colegas
As pessoas que se destacam no trabalho geralmente estão conectadas a pessoas de fora de sua equipe ou departamento. Eles sabem que o crescimento de bons relacionamentos com pessoas de vários áreas pode criar pontes e facilitar a colaboração.
As divisões departamentais podem criar concorrência interna, mas se você for um construtor de pontes com todos os lados, frequentemente conseguirá resultados em que outros falham. Todo empregador valoriza pessoas que podem manter a harmonia da empresa.
Tenha uma atitude positiva
Sem surpresa, as pessoas gostam de trabalhar com colegas que têm uma atitude positiva. As atitudes podem ser contagiosas e a positividade gera positividade.
Seja a pessoa que espalha a luz no local de trabalho por ter uma atitude otimista. Ser uma pessoa de apoio que tenta iluminar os dias dos outros é sempre bem recebido.
Além disso, pode ajudá-lo a progredir. Os empregadores acham que uma atitude positiva é um traço de grandes realizadores.
Aceite o feedback
Uma das coisas mais difíceis para muitas pessoas aprenderem é como lidar com críticas construtivas. Aqueles que sabem como se destacar no trabalho sabem que usar críticas bem-intencionadas pode melhorar seu desempenho.
Alguns empregadores são realmente exigentes e querem que tudo seja feito do seu jeito, mas na maioria dos casos o feedback é fornecido para que você possa realizar melhor o seu trabalho.
Seja um profissional
Ser profissional significa mais do que apenas aparecer para o trabalho e desempenhar suas funções. Todos os profissionais têm algumas coisas em comum.
Eles aceitam críticas, são corteses, amigáveis e diplomáticos. Eles respeitam seus colegas e eles mesmos.
Eles se vestem apropriadamente. Eles cumprem prazos e informam antecipadamente assim que percebem que não irão conseguir atingir uma meta.
Os profissionais se orgulham do que fazem em todas as situações e sempre buscam entregar de acordo com os padrões da empresa ou melhor.
Vá além
Há um tempo atrás, apenas aparecer no trabalho era o suficiente para sobreviver em algumas empresas, mas esses dias já se foram.
Hoje, o segredo de se destacar envolve não só assiduidade e pontualidade, mas também se manter ocupado e produzir resultados regularmente.
Embora seja ótimo conversar com seus colegas para construir relacionamentos, não permita que isso ocorra por longos períodos de tempo.
Fique longe das mídias sociais, enviando mensagens de texto ou fazendo ligações pessoais, a menos que você esteja em um intervalo.
Tenha uma lista de tarefas para todos os dias e tente ir além da lista sempre que possível. Se tiver com tempo ocioso, o que é algo raro na dinâmica das empresas atualmente, verifique se algum colega precisa de ajuda.
Seja um solucionador de problemas
Não seja aquele que é sempre rápido em apontar problemas sem oferecer soluções realistas. Ser pessimista não é uma qualidade daqueles que sabem se destacar no trabalho.
Em vez disso, seja um solucionador de problemas. Ouça os outros, faça perguntas ponderadas, faça sugestões e aja sempre que puder, mesmo quando não estiver na descrição do seu trabalho.
Tome decisões autônomas com a maior frequência possível. Seu líder irá apreciá-lo se você tomar a iniciativa de resolver problemas, que estão ao seu alcance, por conta própria.
Tome a iniciativa
Você já tentou ultrapassar os limites do seu trabalho? É comum que você considere melhores maneiras de fazê-lo? Você pensa em novos procedimentos que poderiam ajudar sua equipe a trabalhar com mais eficiência?
Se assim for, faça essas sugestões para o seu líder. Pessoas de sucesso são inovadoras e estão constantemente tentando melhorar os processos no trabalho. Não tenha vergonha de propor soluções e melhorias e, em seguida, saia e faça com que elas aconteçam.
Amplie seu conjunto de habilidades
Considere aprender novas habilidades ou aprofundar seus conhecimentos. Escolha uma área que possa estar com deficiência de membros na equipe.
Não apenas você expandirá seu conjunto de habilidades e agregará valor a sua equipe, mas também irá fornecer um benefício adicional ao seu empregador cobrindo o custo do treinamento.