Empregabilidade – O Quanto Você É Empregável?

Uma questão que cresce em importância todos os dias na mídia, em certas literaturas e no cotidiano das pessoas, é saber como procurar emprego. Para isso, é necessário ter um certo nível de empregabilidade.

Entende-se por esta expressão, o conjunto de conhecimentos e habilidades práticas que uma pessoa deve possuir para realizar uma busca de trabalho sistemática.

Naturalmente, saber procurar emprego não significa encontrá-lo imediatamente ou quando você quiser. Significa especificamente que a pessoa é capaz de usar os meios mais convenientes e necessários para oferecer-se como profissional em busca de ocupação.

A empregabilidade, é uma corrente atual da administração de empresas ou gestão. Conferências são dadas, artigos são escritos e há até empresas de consultoria especializadas em recolocação ou realocação de pessoas desempregadas.

Na verdade, as expressões “empregabilidade” ou como se tornar “empregável” não são novas. Os estudos mais antigos sobre o assunto nasceram nos anos trinta durante a depressão econômica e eram intimamente ligados a trabalhos voltados principalmente para a compreensão do desemprego como uma experiência psicológica.

A bibliografia mais recente refere-se a essa expressão com base nos tempos atuais, uma era de intensa competição global, mudança tecnológica e comercial. Hoje, a lealdade entre empresa e trabalhador é relativa.

Do lado das organizações, fatores como a desindustrialização e o surgimento de pequenas empresas parecem ter interrompido o link. Em uma época em que as empresas sofrem mutações com grande facilidade, o enorme contingente de colaboradores deixou de ser uma constante.

Do lado dos trabalhadores, hoje não seria considerado profissional, mas psicologicamente prejudicial querer envolver-se no mesmo trabalho por muitos anos.

Na medida em que o conhecimento se multiplica e a tecnologia evolui, uma permanência prolongada sem mudanças em uma posição significaria defasagem e expiração.

  • Encontra as melhores vagas de Analista de RH, Clique Aqui.

Como garantir a empregabilidade

Para garantir sua capacidade de empregabilidade no mercado de trabalho, é necessário que o profissional esteja atento às demandas do mercado em na área em que atua. Quanto maior a capacidade de adaptação às necessidades do mercado, maior a sua empregabilidade.

Em função da grande concorrência, é necessário que o profissional tente demonstrar o seu valor, a qualificação e a capacidade de contribuir de forma eficaz e destacada.

Alguns aspectos que destacam os profissionais entre si, são:

  • Melhorar a competência técnica e estar constantemente atualizado sobre as novidades da sua área de atuação;
  • Ter conduta responsável, apropriada e ética;
  • Melhorar a capacidade técnica e participar de cursos de treinamento;
  • Fazer autoavaliações frequentes sobre suas qualidades e defasagens, buscando buscando seu autodesenvolvimento;
  • Ser uma pessoa com iniciativa;
  • Desenvolver uma boa comunicação oral e escrita;
  • Ter a capacidade de agregar valor ao mercado de trabalho;
  • Ter habilidades e flexibilidade para trabalhar em equipe, ter uma boa capacidade de relacionamento;
  • Ter um bom nível cultural,
  • Estudar idiomas adequados a sua área de atividade.

Como está sua empregabilidade?

Ter boa empregabilidade é necessário para analisar alguns aspectos da sua vida profissional. Portanto, é aconselhável analisar os seguintes pontos:

  • Prestar atenção ao mercado para saber se está saturado e se é hora de mudar de área;
  • Verificar se o seu treinamento é apropriado para a atividade com a qual você trabalha ou deseja trabalhar;
  • Analisar se suas experiências profissionais são suficientes para você conseguir boas oportunidades na área pretendida;
  • Ter um bom nível de relacionamento interpessoal;
  • Analisar as relações que você tem e que podem influenciar em novas oportunidades;
  • Cuidar da imagem pessoal: roupas, gestos, tom de voz, comportamento em geral;
  • Ter capacidade de adaptação para conviver em ambientes de constantes mudanças;
  • Procurar sempre estar motivado, evitar reclamações e adiamentos, superando problemas.

Outros aspectos da empregabilidade

O mercado de trabalho é exigente e valoriza cada vez mais outras qualidades ao escolher futuros candidatos a um emprego ou para promoções.

Se você está em processo de transição trabalhista, quer ser promovido em sua empresa, ou quer reorientar sua carreira para continuar seu desenvolvimento profissional, conheça algumas qualidades e características que colocarão você em destaque na vitrine profissional:

Visibilidade

Quando recrutadores estiverem procurando uma pessoa com o seu perfil, eles deverão encontrá-lo rapidamente. Se você não for visto, não será contratado.

Em um ambiente de trabalho competitivo, é preciso que você seja conhecido pelo que você é, sabe e faz, aproveitando os valores únicos que fazem você diferente dos demais.

Uma parte importante do seu plano de visibilidade é desenvolver sua marca pessoal de tal forma que seu nome e sua proposta de valor sejam mencionados.

Networking

Desenvolva uma rede de contatos ao longo de sua carreira profissional. A ideia de networking é conectar-se com outras pessoas para compartilhar experiências, aprendizado, interesses, hobbies, a fim de estabelecer relações genuinamente vitoriosas, nas quais você está disposto a ajudar e servir o outro, além do possível benefício pessoal.

A rede de contatos pode se tornar sua alavanca para alcançar pessoas e identificar oportunidades de desenvolvimento.

Comunicação

Transmita uma mensagem adequada e clara ao mercado, destacando as características que o distinguem dos demais, começando pelo seu currículo, que transmite as suas forças profissionais, como formação, experiência e realizações.

Faça isso de forma concisa e clara, atraindo o seu interlocutor. Lembre-se que o objetivo do currículo vai além de mostrar seu perfil acadêmico e experiência de trabalho: é fazer com que você seja chamado para uma entrevista.

Depois de conseguir a entrevista ou reunião desejada, seja assertivo e empático em sua comunicação, use linguagem apropriada, tanto em palavras, tom de voz, gestos, como na sua linguagem corporal.

Segurança e confiança

Mostre que você acredita em si mesmo, expressando-se de maneira honesta e respeitosa. Reconheça seus pontos fortes pessoais e profissionais, associados às conquistas no desenvolvimento de suas atividades.

Você irá manifestar isso em seu estilo de comunicação equilibrado e assertivo. Se você transmitir confiança em quem você é e no que pode fazer pela empresa que contratar você, suas chances de sucesso serão muito maiores.

Competências

São o conjunto de habilidades e atitudes manifestadas em seus comportamentos passados ​​e aqueles que evidenciam situações vividas. Por exemplo, algumas posições exigem um alto nível de orientação para resultados.

Essa competência é manifestada em um projeto ou tarefa concluída em um limite de tempo ou quando você define uma meta ambiciosa e concentra seus esforços de forma eficiente para alcançá-la, definindo um plano de trabalho, prioridades e atividades que ajudaram a atingir a meta.

Deixe um comentário

Rolar para cima