Psicologia Organizacional – O Colaborador Como Prioridade

A evolução histórica da Psicologia do Trabalho foi gerando gradativamente a necessidade de uma abordagem sistêmica, integrativa, holística e global das organizações de trabalho, dando origem ao surgimento da Psicologia Organizacional.

A Psicologia Organizacional é caracterizada por uma concepção da organização como um sistema social complexo, portador de sua própria identidade gerada pela integração de seus processos sociopsicológicos em e entre diferentes níveis que interagem com seu ambiente.

Os mecanismos psicológicos que atravessam a Psicologia Organizacional são expressos em apoio, comprometimento, identificação e pertencimento à organização ou, em alguns casos, impedem a eficácia e a eficiência, causando comportamentos disfuncionais.

Os processos, estrutura e condições existentes na organização são alguns dos elementos que promovem esses comportamentos, favorecendo ou dificultando a produtividade e a qualidade de vida no trabalho.

A estrutura, ao definir diretrizes formais em termos de papéis, status, tarefas e expectativas, influencia de forma interativa o desenvolvimento do potencial pessoal, de grupo e organizacional.

As organizações são portadoras de:

  • Um status social e legal dentro da sociedade;
  • Objetivos determinados pelo cumprimento de uma função social;
  • Um grupo de pessoas que interagem entre si, dentro do processo de trabalho para alcançar a missão;
  • Uma cultura que transmite padrões, normas e valores compartilhados, o que lhe confere um selo distinto que as difere das restantes, refletindo em sua estrutura e missão;
  • Padrões de comportamento, linguagem comum, símbolos, distribuição espacial e imagem;

Os processos psicológicos envolvidos expressam-se nas demandas do trabalho, nas condições em que a atividade laboral é desenvolvida, no desenvolvimento do potencial humano, na gestão das lideranças, entre outros, derivando efeitos psicológicos funcionais ou disfuncionais que se traduzem em forma de perceber, pensar e sentir sobre a organização.

Papel do Psicólogo Organizacional

A Psicologia Organizacional enfoca os comportamentos e necessidades individuais no local de trabalho e oferece soluções para a maioria das preocupações dos trabalhadores.

Com a ajuda de psicólogos ou consultores qualificados no campo, os empregadores podem melhorar o bem-estar de seus colaboradores e aumentar a eficiência e a produtividade no local de trabalho.

Psicólogos organizacionais podem ajudar as organizações nas seguintes tarefas:

Contratação

Depois de estudar a cultura e os processos de trabalho de uma empresa, os psicólogos organizacionais têm uma ideia de que tipo de colaborador é mais indicado, levando em conta as características da empresa.

Eles podem ajudar em muitas partes do processo de contratação, incluindo a criação de perguntas para entrevistas que podem ajudar os recrutadores a identificar os melhores candidatos para determinadas posições.

Ao utilizar a psicologia organizacional para a contratação, também é aconselhável considerar os valores, personalidade e motivação do candidato.

Treinamento e desenvolvimento

Para atingir os objetivos, as empresas precisam garantir que seus colaboradores tenham as habilidades e os conhecimentos necessários na realização de suas atividades.

Os psicólogos podem identificar habilidades perdidas entre os trabalhadores e criar treinamento efetivo para ajudar a preencher essas lacunas.

As sessões de treinamento são avaliadas e ajustadas, se necessário, para obter resultados mais desejáveis. Novos programas de treinamento podem ser desenvolvidos em áreas como administração, trabalho em equipe, liderança ou instrução sobre novas políticas.

Um Psicólogo Organizacional irá aconselhar sobre a melhor forma de motivar a força de trabalho com base em etapas anteriores, como seleção de colaboradores e entrevistas.

Eficiência do empregado

Ao estudar o comportamento humano de cima para baixo, esses profissionais podem identificar formas de tornar os empregos mais eficientes e os colaboradores mais produtivos.

Este é um componente importante de muitas teorias de gestão populares do início do século XX, algumas das quais continuam a influenciar práticas de gestão modernas.

Satisfação do empregado

Psicólogos Organizacionais estudam comportamentos e atitudes dos colaboradores para avaliar sua satisfação geral. Usando suas descobertas, os psicólogos podem sugerir mudanças para melhorar o bem-estar e a felicidade dos colaboradores no trabalho, o que contribui para o aumento de produtividade.

Equilíbrio trabalho-vida

Se os Psicólogos Organizacionais perceberem que os colaboradores estão estressados ​​ou infelizes, eles podem sugerir programas de equilíbrio entre vida profissional e pessoal para aliviar o estresse, ajudando-os a produzir não apenas mais trabalho, mas também um trabalho melhor.

Programas bem-sucedidos de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal reduzem as taxas de rotatividade e o desgaste, ao mesmo tempo em que aumentam a motivação e o comprometimento.

Avaliação de colaboradores

Inclui observar e fazer anotações sobre os estilos de trabalho dos colaboradores e, em seguida, entrevistá-los para ter uma ideia do clima organizacional.

Isso também pode significar a realização de avaliações de desempenho e fazer recomendações com base nos resultados. Os testes de personalidade podem ser implementados para ter uma ideia de quais colaboradores podem trabalhar melhor juntos.

Às vezes, a triagem leva à recomendação para contratar colaboradores novos e mais qualificados. Nessas circunstâncias, as práticas de contratação serão observadas e talvez modificadas.

Planejamento e revisão de políticas

Quando necessário, os Psicólogos Organizacionais podem recomendar mudanças nas políticas e procedimentos atuais que sejam considerados ineficazes ou que diminuam o moral dos colaboradores.

Em alguns casos, eles podem ajudar a reescrever determinadas políticas ou revisar completamente todo o manual da empresa.

Reestruturação organizacional e planejamento para o futuro

Isso pode incluir trabalhar com os gestores para efetuar mudanças dentro da empresa que aumentem a produtividade do trabalhador.

A reestruturação de cima para baixo, onde os colaboradores e a administração são colocados em novas funções com base em modelos de negócios bem-sucedidos em outras empresas do mesmo setor, pode ser necessária.

Uma vez que um novo plano é implementado, os psicólogos têm a tarefa de ajudar a comunicá-lo aos colaboradores e auxiliar na própria transição.

Psicólogos Organizacionais que trabalham como consultores podem realizar trabalho de projeto. Isso pode ser executado em termos de escopo. Eles podem ser contratados para simplesmente observar, entrevistar colaboradores e fazer recomendações.

Com base nessas sugestões, as recomendações podem ser usadas para ajudar a realizar um plano maior. Às vezes, esses profissionais são contratados para facilitar grandes transições, como quando ocorrem fusões corporativas.

Se você possui um pequeno negócio e tem apenas de cinco a dez colaboradores, pode não valer a pena investir na contratação de um Psicólogo Organizacional.

No entanto, para empresas de médio e grande porte, esses profissionais são um bem valioso para aumentar a satisfação e a produtividade de seus colaboradores.

Dependendo da escala de sua empresa e do trabalho que você quer realizar, um consultor pode ser mais adequado para você.

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