Entendendo Como É Um Colaborador Engajado

Geralmente podemos reconhecer se as pessoas estão felizes ou tristes, calmas ou estressadas. Essas emoções comuns são claras e podemos percebê-las com certa facilidade.

No entanto, entender se alguém está envolvido em seu trabalho é uma tarefa mais complexa. Você sabe o que é um colaborador engajado e que tipo de comportamento ele apresenta?

O engajamento dos colaboradores são os níveis de entusiasmo e conexão que eles têm com a organização. Uma pesquisa de engajamento é a melhor maneira de entender se seus colaboradores estão engajados ou não e o que impulsiona o engajamento.

Uma pesquisa de envolvimento utiliza perguntas direcionadas para determinar o envolvimento dos colaboradores. As perguntas abrangem o nível de orgulho, recomendação, motivação, comprometimento atual e compromisso futuro.

Quando conseguimos entender e identificar comportamentos de engajamento no trabalho, aprofundamos nosso conhecimento sobre a experiência dos colaboradores.

Entendendo Melhor O Engajamento

Em geral, o comportamento de engajamento dos colaboradores pode ser considerado o oposto do estado de esgotamento ou burnout.

As pessoas que estão engajadas sentem-se energizadas pelo seu trabalho, enquanto as pessoas que sofrem de burnout voltam para casa sentindo-se exaustas.

Isso é importante porque, apesar do colaborador engajado muitas vezes necessitar trabalhar por mais horas, ele não experimenta as consequências negativas do excesso de trabalho e, ao contrário, mantêm uma saúde mental positiva.

Basicamente, ele tem prazer em estar ali, doando-se um pouco mais, em vez de agir como se mal pudesse esperar a hora de ir embora.

Colaboradores engajados praticam mais boas ações

Colaboradores engajados ajudam colegas de trabalho, sem que sejam solicitados a fazê-lo, mesmo que necessitem desviar de suas tarefas formais e assumir outras atividades.

Esse comportamento é chamado de comportamento de cidadania organizacional ou esforço discricionário.

Quando existe um ambiente que apoia o engajamento, os indivíduos engajados simplesmente se entregam a seus papéis e assumem papéis extras com naturalidade,  pois acreditam que devem realizar qualquer atividade que possa contribuir potencialmente para o seu sucesso ou do grupo.

O engajamento prevê um desempenho extra de função além da satisfação no trabalho, envolvimento e comprometimento organizacional.

Colaboradores engajados trabalham em um estado de fluxo

Há evidências de que os colaboradores que realmente se envolvem, trabalham por mais horas. Isso não significa que os colaboradores engajados estão sempre fazendo horas extras. Mas a pergunta é porque?

Uma razão potencial é que eles entram em um estado de fluxo que os mantém focados. Se você já se sentiu surpreso com a quantidade de tempo que passou enquanto estava trabalhando e gostou do que estava fazendo, você estava em um estado de fluxo.

Assim como os empregados engajados se dedicam integralmente ao trabalho, eles também se dedicam à experiência de concluir uma tarefa.

As experiências de fluxo ocorrem quando há um equilíbrio entre o desafio de uma atividade e a habilidade que você tem em realizá-la.

Quando o desafio de uma atividade é baixo e suas habilidades são altas, você provavelmente ficará entediado. Se ocorre o contrário, você pode ficar frustrado ou sobrecarregado por uma tarefa.

Para que os colaboradores experimentem um estado de fluxo no trabalho, as empresas devem criar um ambiente que suporte esse comportamento.

Para incentivar um estado de fluxo em seu local de trabalho, reduza as distrações e ajude os colaboradores a encontrar o ponto ideal entre desafio e habilidade.

Por que reconhecer o envolvimento dos colaboradores é importante?

Evitar o esgotamento, ir além e trabalhar em um estado de fluxo impulsiona muitos dos resultados de negócios positivos associados ao engajamento, como satisfação do cliente, produtividade e lucro.

Para manter sua empresa no topo, seus colaboradores devem estar mais do que meramente satisfeitos com seu ambiente de trabalho. Eles precisam estar ativamente envolvidos no sucesso da empresa também.

Colaboradores insatisfeitos são mais propensos a produzir resultados abaixo do adequado, apresentarem problemas de saúde e não se orgulhar de seu trabalho.

Para que os colaboradores sejam totalmente investidos no sucesso da empresa, eles precisam sentir que suas contribuições são importantes, que seu trabalho é importante.

Benefícios Do Engajamento Bem Sucedido

Colaboradores engajados trazem melhores resultados de negócios. Segundo pesquisas, empresas com trabalhadores engajados têm margens de lucro líquido 6% mais altas retornos de acionistas cinco vezes maiores em cinco anos.

Ter colaboradores engajados pode resultar no seguinte:

  • Melhor atendimento, qualidade e produtividade;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Aumento das vendas;
  • Níveis mais altos de lucro;
  • Maior retorno dos acionistas ou seja, preço da ação.

Para ganhar no mercado você deve primeiro vencer no local de trabalho. O engajamento de colaboradores é a chave essencial para liberar uma força de trabalho de alto desempenho.

As empresas precisam criar as condições necessárias para o engajamento, o que irá produzir experiências valiosas e positivas para os clientes, gerando lucros crescentes.

Os principais líderes empresariais reconhecem que uma força de trabalho engajada impulsionará a inovação, aumentará a produtividade, aumentará a organização, melhorará o atendimento ao cliente e criará lealdade, tanto dentro quanto fora dos negócios.

O engajamento de colaboradores amplia conhecimentos e traz novas ideias, inovando a maneira como trabalhamos.

Além disso, atrai um comprometimento mais profundo dos colaboradores reduzindo a rotatividade, licenças por doença, taxas de acidentes, conflitos e queixas.

O engajamento de colaboradores depende de ações da empresa consistentes com os valores e a cultura da organização.

Ideias Para Engajamento Dos Colaboradores

Existam dezenas de ideias que podem ser implementadas para criar e manter o envolvimento dos colaboradores. Algumas são consideradas de maior importância, como:

  • Alinhe sua empresa com um propósito;
  • Dê a seus colaboradores informações privilegiadas;
  • Comemore vitórias pessoais;
  • Descubra o que apaixona os membros da sua equipe;
  • Promova benefícios que aumentam a saúde mental e o bem-estar físico;
  • Torne o ambiente de trabalho divertido;
  • Evite horas extras;
  • Crie um clube de aprendizagem.

Juntamente com essas ideias, há outras etapas que os empregadores podem adotar para melhorar o engajamento dos colaboradores:

Treinamento

Os colaboradores que dominam suas tarefas têm mais probabilidade de se orgulhar do que fazem. A integração e o treinamento de novas contratações são duas das etapas vitais que você pode adotar para criar envolvimento.

Defina as metas da empresa

O plano de negócios da sua empresa deve incluir uma lista de metas específicas e mensuráveis. Os colaboradores que estão diretamente envolvidos no alcance dessas metas tornam-se mais engajados.

Os líderes que estabelecem metas anuais, semestrais, trimestrais e mensais fornecem aos colaboradores um objetivo definido a alcançar.

Proporcione desenvolvimento

Muitas vezes, os trabalhadores deixam uma empresa porque não recebem a chance de crescer em suas carreiras. Eles querem continuar desenvolvendo seus conjuntos de habilidades e continuar desafiando a si mesmos.

Colaboradores engajados buscam constantemente usar suas mentes e desenvolver suas habilidades.

Você pode oferecer desenvolvimento aos colaboradores de várias maneiras:

  • Adicione novas tarefas à posição do colaborador para evitar o tédio;
  • Ofereça um programa de rotação de tarefas para que os colaboradores realizem atividades diferentes periodicamente;
  • Ofereça subsídios educacionais.

Essas vantagens permitem que os colaboradores vejam que você valoriza o crescimento de carreira, a educação e o desenvolvimento de novas habilidades.

Melhores Práticas Para Avaliar O Engajamento

Como você pode avaliar seu nível atual de engajamento e continuar a desenvolvê-lo? Veja algumas práticas recomendadas:

  • Use pesquisas e questionários para avaliar os sentimentos e opiniões dos colaboradores. Quanto mais a sua equipe for questionada sobre suas opiniões, mais ela se sentirá fortalecida, confiável ​​e respeitada, aumentando o engajamento;
  • Preste atenção e mostre que você está ouvindo e agindo em relação  aos problemas. Não evite resolver problemas no local de trabalho. Em vez disso, mostre que você está trabalhando na questão e nas possíveis soluções;
  • Compartilhe boas ideias e práticas entre as equipes e concentre-se no desenvolvimento do respeito entre pares. Permitir a interação em todos os níveis e não apenas com a alta administração, dá a eles a chance de brilhar;
  • Incentive a voz do colaborador e facilite os canais de comunicação. Permita que os colaboradores levantem questões e forneçam feedback sobre o desempenho de seu departamento, de seu projeto ou da empresa como um todo.
  • Reconheça estilos de aprendizagem e preferências. Nem todo mundo aprende da mesma maneira. Saiba quem gosta de trabalhar em grupos, quem é mais eficaz trabalhando sozinho e quais colaboradores são líderes naturais. Use esse conhecimento para aumentar a produtividade.

Essas estratégias de engajamento exigem que você pense universalmente. Lembre a todos que a organização é uma comunidade, começando com você, incluindo seus líderes e reconhecendo o trabalho de seus colaboradores. Comunidades florescem quando todos se sentem incluídos, confiáveis ​​e valorizados.

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