Experiência Do Colaborador E Experiência Do Cliente – Inseparáveis

Nos últimos anos, a otimização da experiência do colaborador tornou-se uma prioridade para os departamentos de recursos humanos. Mas o que é isso e por que é tão importante?

A experiência do colaborador abrange tudo o que ele vive, observa ou sente durante toda a trajetória de trabalho em uma organização.

É a visão geral do relacionamento entre o colaborador e a organização, desde a entrevista para seleção de candidatos, passando pela integração e desenvolvimento profissional até sua saída da empresa, ou além, se mantiver contato com seus colegas ou se continuar falando sobre seu trabalho em entrevistas subsequentes, redes sociais etc.

Isso significa que essa vivência é exposta, discutida e compartilhada entre muitas pessoas e por um longo tempo, levando consigo um dos bens mais valiosos das organizações: a sua imagem.

As experiências do colaborador devem ser tratadas com muita importância e seriedade pelas empresas, pois cada trabalhador pode ser um cliente em potencial, juntamente com toda sua rede de relacionamentos.

A pergunta que deve ser feita, é: os colaboradores recomendariam a empresa como um bom local de trabalho e também para aquisição de seus produtos ou serviços?

Para que a resposta seja sim, medidas devem ser tomadas, contribuindo com a melhor experiência dos trabalhadores e, consequentemente, com a do cliente.

Contratação e integração

Quando procuramos incorporar pessoas em nossa organização, devemos pensar cuidadosamente sobre o perfil dos candidatos. Precisamos que se encaixem perfeitamente com a cultura de nossa organização e, para isso, devemos identificar previamente os comportamentos, valores e competências necessários. Não se concentre apenas nos títulos.

Uma vez gerenciada a contratação, a integração deve ser estimulante para consolidar a sinergia do novo colaborador com os valores organizacionais.

Um bom treinamento transformará a recente contratação em um novo embaixador da marca, fazendo com que os colaboradores estejam em sintonia com os objetivos da empresa e engajados para alcançá-los com sucesso.

Imagine a boa energia que pode ser transferida para o cliente por uma pessoa feliz em começar a trabalhar na sua empresa!

Envolvimento e bom tratamento

Para que o envolvimento dos colaboradores ajude a melhorar a experiência do cliente, o feedback contínuo deve ser a essência da cultura de uma empresa.

Eles precisam estar cientes de como estão contribuindo para o sucesso e, para tanto, é necessário gerar diálogos com diferentes percepções, incluindo lideranças, colegas, e clientes.

Priorizar as necessidades de cada colaborador ajuda a construir uma marca, pois eles são o reflexo da organização dentro e fora do ambiente de trabalho. Quando os colaboradores estão satisfeitos e comprometidos, eles se conectam muito mais e melhor com o cliente.

Bom ambiente de trabalho

Não se pode ignorar a importância do ambiente físico. Quanto mais confortáveis ​​nos sentimos, mais queremos estar no trabalho e melhor desempenho teremos.

Os espaços também influenciam a cultura e o comprometimento. Procure criar espaços comuns e privados, áreas onde é possível gerar conversas informais ou desenvolver a criatividade.

Ambiente digital

A incorporação da tecnologia nas organizações, independentemente do setor, tem objetivos diferentes: otimizar as funções diárias, fornecer flexibilidade ao trabalho de equipe, facilitar a colaboração e a comunicação aberta e, é claro, aumentar a produtividade.

Por meio de diferentes ferramentas, é possível otimizar o gerenciamento de projetos, fornecer feedback contínuo, criar recursos coletivos e fazer com que os novos colaboradores se adaptem muito mais rapidamente ao trabalho.

Reconhecimento

Segundo o Guia de Reconhecimento, que produziu uma marca bem conhecida de cerveja, 89,6% dos colaboradores ficam felizes no dia em que seu líder os parabeniza por um trabalho bem feito.

No entanto, 83,3% dizem que suas lideranças não valorizam seu trabalho ou não demonstram.

Frequentemente, as lideranças perdem de vista um feedback positivo. O feedback construtivo que ajuda o aprendizado gera doses consistentes ​​de comprometimento nas equipes. Da mesma forma que um cliente valoriza e aprecia um bom atendimento, você deve valorizar o trabalho da sua equipe.

O melhor plano futuro

Vários estudos fornecem dados muito reveladores sobre a experiência e o compromisso dos colaboradores:

  • Empresas com colaboradores altamente engajados superam seus concorrentes em 147%;
  • As empresas com uma força de trabalho altamente comprometida experimentam um crescimento de 19,2% na receita operacional em um período de 12 meses;
  • 87% da afinidade do cliente com a Starbucks, por exemplo, se deve à maneira como a empresa trata sua força de trabalho;
  • 89% das empresas planejam competir principalmente com base na experiência do cliente.

Conexão pessoal

Tenha em mente que você deve tentar construir um relacionamento baseado em valor com todos e cada um de seus colaboradores. Eles devem saber que são muito valorizados e que você deseja conhecê-los pessoalmente.

Se você tratar seus colaboradores sem nenhuma emoção, eles não ficarão muito felizes com esse tipo de relacionamento, pois são pessoas com reais necessidades humanas. Eles querem estar conectados no trabalho e esse é o papel das lideranças e gestores.

Tem sido demonstrado repetidamente que os empregadores que procuram os colaboradores e tentam conhecê-los em nível pessoal têm muito mais sucesso do que aqueles que não o fazem.

Os trabalhadores se sentirão muito mais satisfeitos e importantes para a equipe quando os empregadores investirem seu tempo para conhecê-los.

Inspire seus colaboradores

Não é preciso muito para inspirar seus colaboradores a fazer um trabalho melhor e a serem as melhores versões deles mesmos. Seus trabalhadores sempre buscam inspiração nas pessoas e, como empregador ou liderança, você é uma dessas pessoas.

Você deve usar suas ações diárias como uma maneira de inspirá-los a fazer melhor e levar a empresa ao sucesso. Eles vão seguir você e tentarão imitar seu comportamento.

Por exemplo, se você deseja que seus colaboradores sejam criativos no trabalho, crie espaços onde eles possam desenvolver essa habilidade e mostre a eles como fazer.

Reserve uma parede ou mural de debate de ideias e seja o primeiro a colocar sua ideia. Seja leve no trabalho como uma maneira de mostrar ao seu colaborador que não há problema em se divertir e brincar algumas vezes, desde que o trabalho seja feito.

Confie em seus colaboradores

Obviamente, uma das melhores maneiras de ganhar a confiança de seus colaboradores é realmente confiar neles. Não há como sua empresa ser bem-sucedida se você nunca confiar que sua equipe fará o que deve ser feito.

Dê a eles as ferramentas e os recursos de que precisam e deixe-os seguir adiante. Se seus colaboradores cometerem erros, tudo bem! Erros e falhas são a forma como aprendemos, procurando fazer melhor na próxima vez.

Foi demonstrado em estudos que, aqueles empregadores que depositam confiança nos colaboradores para realizarem suas atividades terão mais sucesso do que aqueles que constantemente ficam verificando o que eles estão fazendo.

Esse tipo de empregador nunca dará aos trabalhadores a chance de crescer e aprender com seus fracassos.

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