Muitas pessoas ficam confusas com o termo “gamificação”. A parte “jogo” da palavra pode ser considerada um tanto quanto imprópria. Muitos associam a gamificação a jogos literalmente, do tipo que envolve ficar longas horas em um quarto.
A gamificação, no entanto, é realmente muito diferente e um pouco mais científica do que essas atividades: é a prática de sintetizar as melhores ideias de jogos, programas de fidelidade e economia comportamental, com o objetivo de direcionar o engajamento do usuário.
O apelo da gamificação deriva de memórias e habilidades que muitas pessoas aprenderam com jogos desde a infância.
As mesmas motivações fundamentais, escolhas, engajamento e recompensas compõem os sofisticados aplicativos de gamificação de hoje: os vendedores, por exemplo, podem ganhar recompensas quando atingem determinados objetivos e competem uns com os outros para obter essas recompensas.
O reconhecimento e o senso de competição são todos fortes motivadores, e a gamificação funciona porque ela explora todos esses recursos para manter os usuários engajados.
Gamificação se tornando global
Em alguns setores, a gamificação começou a substituir as técnicas educacionais e de marketing de longa data que perderam a eficácia em áreas como desempenho organizacional, mudança social, relacionamento com as marcas e desenvolvimento de talentos.
Isso está transformando a gamificação em um setor massivo que deve crescer muito nos próximos anos.
A Índia estabeleceu recentemente sua Divisão Nacional de Governança Eletrônica (NeGD), convidando agências de mídia digital e gamificação para ajudar a transformar o país em uma sociedade digitalmente capacitada e desenvolver a economia do conhecimento.
Pesquisas projetaram que 50% das inovações corporativas seriam gamificadas em pouco tempo, pois o conceito foi comprovado para motivar colaboradores e clientes.
A gamificação no ambiente de trabalho é realmente sobre como melhorar as atividades e a vida profissional das pessoas. Muitas vezes ouvimos: “Você deve fazer o que ama e seguir sua paixão”. Mas a grande maioria dos trabalhadores não consegue fazer isso e desenvolver sua carreira.
O ponto ideal da gamificação: engajamento
A gamificação também está sendo usada no ambiente de trabalho organizacional para ajudar a tornar o treinamento, o feedback e os processos mais envolventes, melhorando a qualidade e a eficiência dos resultados. Ao mesmo tempo, está transformando a produtividade em algo muito mais divertido.
As organizações estão utilizando-se da gamificação para:
- Aumentar o engajamento dos colaboradores: usando a tecnologia de gamificação para envolver ainda mais os trabalhadores em suas tarefas diárias.
- Aumentar o moral: programas que trazem diversão produtiva para o local de trabalho aumentam o moral em toda a organização.
- Recrutar e incorporar os melhores talentos: criar uma força de trabalho mais entusiasmada e altamente envolvida, levando a longo prazo a maiores taxas de produtividade e retenção.
- Construir a lealdade à marca: fazer com que os colaboradores se sintam parte de algo importante, para que eles compartilhem suas experiências e se tornem embaixadores da marca.
- Criar melhores programas de treinamento de colaboradores: gamificando o processo de treinamento para voltar a envolver e reenergizar o método de aprendizagem.
- Aumentar a concorrência saudável no local de trabalho: ser um catalisador para criar uma concorrência saudável e aumentar a produtividade.
- Promover e influenciar os comportamentos desejados entre os colaboradores.
No nível corporativo, a gamificação eficaz integra o software de interação às ferramentas e processos existentes, pois fornece incentivos e emprega as mesmas técnicas que os designers de jogos usam para manter os jogadores interessados, a fim de alcançar o engajamento necessário.
Resolvendo problemas de trabalho de longa data
O que pode ser o maior fator que impulsiona a adoção de negócios da gamificação é como ela ajuda a resolver alguns problemas profundos na vida moderna das organizações.
As pessoas estão impressionantemente distraídas com os brinquedos sociais e móveis de hoje e, enquanto isso, o trabalho envolve muito tédio. Um é muito mais atraente que o outro, e a gamificação está sendo usada para transformar isso.
Quando você faz o trabalho ser mais divertido, você consegue mais e melhor trabalho. E quando você recompensa os clientes por se envolver em atividades divertidas e fáceis, eles se envolvem com mais frequência e profundidade.
Conforme pesquisas, muitos candidatos buscam trabalhar em uma empresa que usa a gamificação para aumentar a produtividade, o engajamento e o desempenho.
A gamificação representa a fusão de quatro tendências:
- A explosão do uso de mídias sociais;
- A revolução móvel;
- O aumento do big data;
- O surgimento da computação vestível;
Para entender o impacto da gamificação no engajamento e motivação dos colaboradores, precisamos entender como e por que isso funciona.
Além disso, é preciso conhecer as chaves necessárias para implementar a gamificação com sucesso e autenticidade em um negócio.
Como e por que a gamificação aumenta o envolvimento dos colaboradores e clientes
A gamificação provou ser muito bem-sucedida em envolver as pessoas e motivá-las a mudar comportamentos, desenvolver habilidades ou resolver problemas.
Assim, ela tem sido eficaz em aumentar a motivação e engajamento. Aproveitando alguns dos recursos usados em jogos reais, a gamificação pode transformar muitos outros tipos de atividades em jogos.
Um sistema de reconhecimento bem estruturado pode criar uma atmosfera no estilo de Las Vegas no sistema límbico do usuário, estimulando a amígdala e condicionando o cérebro a buscar atos cada vez maiores de realização.
Aqueles que usam esse sistema na motivação e no engajamento, percebem que, embora os projetos iniciais de gamificação popular muitas vezes dependam de uma abordagem de recompensa simplista, até mesmo estes levam a melhorias significativas no engajamento de curto prazo.
A psicologia por trás da gamificação é que ela usa feedback positivo regular e consistente – pontos, prêmios, status, progressão etc. – para aumentar a motivação dos usuários.
As pessoas podem ser motivadas por um cartão-presente, mas o que realmente as impulsiona é o reconhecimento, bem como o status, o acesso, e o poder.