8 Principais Habilidades Da Gestão Eficaz

Pare um segundo e pense sobre o melhor gerente que você já teve. Um que inspirou você a superar a adversidade, ajudou você a desenvolver seu conjunto de habilidades e realmente impactou sua vida, tanto dentro quanto fora do seu trabalho.

Ser um gerente eficaz requer um conjunto de habilidades únicas, e cada uma dessas habilidades pode ser aprendida e desenvolvida.

Seja você um novo líder ou um profissional experiente, sempre há espaço para continuar fortalecendo as habilidades que ajudarão você a liderar uma equipe com eficiência.

Aqui estão as 8 habilidades que são fundamentais para ser um líder de sucesso:

  • Comunique-se claramente
  • Gerencie o tempo da sua equipe
  • Facilite o trabalho em equipe e a colaboração
  • Delegue tarefas para promover o desenvolvimento
  • Resolva problemas com sua equipe
  • Defina metas da equipe e analise os resultados
  • Desenvolva sua inteligência emocional
  • Seja transparente

Habilidades Para Uma Gestão Eficaz

Um gerente eficaz presta atenção a muitos aspectos da gestão, liderança e aprendizagem dentro de uma organização. Portanto, é difícil relacionar e dizer que os itens a seguir são os mais importantes para o sucesso.

Mas se você segui-los, sem dúvida já estará percorrendo o caminho certo.

Comunique-se claramente

Apesar dos muitos milagres da ciência moderna, seu time não conseguirá ler sua mente, não importa o quanto eles tentem.

Sabendo disso, cabe a você criar linhas de comunicação abertas, para tudo, desde itens específicos do projeto até bem-estar pessoal e metas de carreira.

Isso não apenas criará confiança com seus colaboradores, mas também permitirá que eles prosperem individualmente e aumentem suas contribuições para metas coletivas.

Não deixe de agendar reuniões de equipe semanais e reuniões individuais mensais, e peça regularmente feedback sobre como você está no seu papel e como você pode apoiar melhor sua equipe.

E claro, sempre ouça primeiro. A comunicação é uma via de mão dupla e, quando você se comunica claramente com sua equipe e mostra a ela que você valoriza a contribuição deles, eles farão o mesmo com você.

Gerencie o tempo da sua equipe

Seja qual for seu estilo de liderança, o gerenciamento de tempo é mais do que agendas de trabalho e listas de verificação. Sempre haverá solicitações de última hora ou projetos urgentes que não vêm com o luxo do tempo.

Nessas situações, lembre-se de reunir sua equipe imediatamente para descobrir a melhor forma de dividir o tempo que você tem.

Facilite o trabalho em equipe e a colaboração

Aceitar o fato de que você não pode participar ativamente de todos os projetos pode ser difícil. Claro, você pode terminar a tarefa mais rapidamente se tiver mais experiência, mas você realmente precisa estar em todas as sessões de brainstorming?

Como gerente, é sua tarefa dar um passo para trás quando se trata de concluir tarefas, e ainda se tornar disponível para reuniões de verificação para aprovar as instruções de um projeto e garantir que as coisas estejam acontecendo sem problemas.

Saber quando você pode ou deve estar envolvido é tão importante quanto saber quando você não pode ou não deve estar envolvido.

Fazer essa distinção ajudará você a evitar o microgerenciamento. Se você quer que seus colaboradores aprendam a andar de bicicleta, você precisa tirar as rodinhas de treinamento.

Delegue tarefas para promover o desenvolvimento

A delegação é mais do que dividir a carga de trabalho. É outra oportunidade para você ajudar continuamente os membros de sua equipe a aprender, desenvolver e crescer.

Para que o trabalho em equipe alcance os melhores resultados, você precisa ser capaz de reconhecer os pontos fortes e fracos de seus colaboradores.

Compreendendo suas habilidades e considerando suas metas de desenvolvimento profissional, você pode delegar tarefas e estruturar projetos de equipe de forma a contribuir para a evolução de cada um.

É tudo sobre como aproveitar ao máximo suas habilidades individuais, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades para continuar a desenvolvê-las.

Resolva problemas com sua equipe

Inevitavelmente, você e sua equipe enfrentarão desafios e dificuldades. Ser capaz de analisar rapidamente a situação e prever possíveis passos à frente elevará sua capacidade de tomar decisões eficazes.

É importante adotar uma mentalidade inovadora para que você possa começar a identificar problemas antes que eles apareçam. Resolver problemas de forma independente pode ser necessário em uma crise, mas também é essencial envolver sua equipe no processo diário.

Não só é uma oportunidade para a sua equipe falar abertamente sobre situações difíceis, mas treiná-los através de diferentes abordagens para superar a adversidade lhes permitirá assumir a liderança em problemas futuros.

Defina metas da equipe e analise resultados

Como gerente, você está entre sua equipe e seus superiores, agindo como um intermediário. Você precisa ajudar sua equipe a transformar as metas da empresa em tarefas e mostrar a seus superiores como as tarefas da sua equipe contribuíram nos resultados.

Ao definir os objetivos e os principais resultados no início do planejamento do projeto, será mais fácil demonstrar o sucesso da sua equipe no futuro.

Tão importante quanto definir metas, é analisá-las. Objetivos de medição são, naturalmente, um bom primeiro passo, mas você deve sempre considerar seus significados.

Por que sua equipe teve sucesso (ou não)? O que funcionou bem e que você pode tentar novamente, e que novas ideias você quer testar na próxima vez?

Agende reuniões com sua equipe para passar os resultados e identificar aprendizados.

Desenvolva sua inteligência emocional

As habilidades sutis são tão importantes quanto as habilidades técnicas em uma gestão. Talvez até mais importantes, e desenvolver sua inteligência emocional pode ajudá-lo em seu papel.

Isso permite que você se conecte com seus colaboradores, tenha empatia com eles e consiga identificar seus esforços. Esse tipo de perspectiva oferece uma visão holística, não apenas profissionalmente, mas pessoalmente, e é onde o suporte extra pode ser necessário.

Ele pode ajudá-lo a lidar com o baixo desempenho ou aumentar a motivação e levará tanto ao desenvolvimento pessoal quanto ao desenvolvimento da equipe.

Seja transparente

A transparência é fundamental para conquistar a confiança de seus colaboradores e você nunca deve ocultar informações importantes de sua equipe, especialmente se isso tiver um impacto negativo.

Pode ser difícil quando há notícias delicadas para compartilhar, por isso é importante usar sua inteligência emocional e fazê-lo com empatia.

Por outro lado, às vezes é difícil se conter quando surge alguma novidade. Encontre a hora certa e o caminho certo e esteja sempre atento quando estiver compartilhando notícias importantes.

É claro que também há momentos em que você precisa proteger sua equipe de pressões externas para que ela possa manter o foco no trabalho e momentos em que você simplesmente não tem liberdade para compartilhar informações ou quando o melhor é não fazer.

Ser discretamente transparente ajudará você a criar uma base de confiança para que sua equipe saiba e entenda que pode haver momentos em que você não pode trazer todos os detalhes para a mesa.

Como Desenvolver Suas Habilidades

Conheça algumas dicas simples que irão ajudar você a desenvolver cada vez mais suas habilidades de gerenciamento.

  • Mantenha um propósito

Delineie seus objetivos e, em seguida, escolha um ou dois para focar de cada vez. O desenvolvimento contínuo é algo que você deve estar trabalhando em si mesmo, tanto quanto em seus colaboradores.

  • Comunique-se com sua equipe

Lembra quando dissemos que a comunicação é fundamental para os gerentes de sucesso? Diga à sua equipe como você está tentando melhorar e peça a opinião sincera de onde você deve começar.

Dê a eles a opção de anonimato para mostrar que você está falando sério e acompanhe-os em seu progresso e aprendizado.

  • Comunique-se com o seu gerente

Também é crucial informar seu gerente sobre suas metas, seu progresso e seu aprendizado e da sua equipe.

Seu gerente provavelmente tem uma riqueza de sabedoria para compartilhar, então aproveite isso e procure orientação para seus colaboradores.

Isso também garante que eles fiquem cientes de como você gerencia sua equipe e abre discussões sobre técnicas de melhor gerenciamento.

  • Desenvolva um ciclo de feedback

Obter feedback e saber como fazer isso, é fundamental para o desenvolvimento. Com sua equipe e seu gerente, busque feedback sobre quais habilidades você deve focar, como trabalhar nelas e como está progredindo.

A perspectiva externa o ajudará ao longo de cada etapa de sua jornada e isso traz as habilidades de comunicação, transparência e inteligência emocional nas quais você trabalhará. Esta é uma ótima maneira de você dar o exemplo.

  • Seja autêntico

Todos conhecemos uma farsa quando a vemos, e ser honesto e autêntico é fundamental para desenvolver relacionamentos genuínos e construir uma confiança real.

Assuma seus erros ou falhas e discuta abertamente como você aprendeu com essas experiências. Isso não só mostra seu compromisso com a autenticidade, como mostra que você se considera responsável e espera o mesmo de sua equipe.

Desenvolver suas habilidades de gerenciamento requer um esforço contínuo. Por mais que o gerenciamento seja sobre capacitar sua equipe e levá-los ao sucesso, você também precisa dedicar tempo para crescer e se desenvolver em seu próprio papel.

Não se esqueça, você faz parte da equipe também, e seu sucesso e o sucesso deles dependem um do outro.

Trate todos os dias como uma oportunidade de crescimento e comprometa-se a fortalecer seu conjunto de habilidades para se tornar o melhor gerente que você pode ser para sua equipe.

Deixe um comentário

Rolar para cima