A resolução de conflitos é uma ocorrência diária no trabalho que pode impulsionar ou interromper a disposição de um líder, uma equipe ou toda a organização.
O local de trabalho pode se tornar um ambiente tóxico quando os líderes permitem que o conflito cresça, em vez de confrontá-lo de frente e logo no início.
Os líderes devem agir com responsabilidade para serem respeitados. Liderança não é um concurso de popularidade.
É uma responsabilidade séria que envolve principalmente desenvolver e orientar todo o potencial em pessoas, equipes e na organização como um todo.
Uma parte importante no processo de desenvolvimento do potencial é saber como ver o conflito e quando aproveitar a oportunidade dentro do conflito antes que a tensão saudável se torne um caos excessivamente perturbador.
Muitos líderes preferem evitar a tensão para criar a aparência de harmonia. O que eles não percebem é que, fazendo isso estão criando silos e perturbações internas entre os colaboradores.
Espera-se que um líder neutralize ou minimize o conflito, não permitindo que ele cresça e se torne desenfreado.
Infelizmente, em suas tentativas de manter a paz no trabalho, os líderes muitas vezes criam ambientes artificiais e não confiáveis.
É o que acontece quando você está mais preocupado em ser bem-visto, evitar uma reputação negativa ou ser colocado em uma situação que possa revelar suas vulnerabilidades de liderança.
Melhores Práticas Para Gerenciamento De Conflitos
Para ajudá-lo a criar e manter o entusiasmo no local de trabalho, o envolvimento dos colaboradores e resultados saudáveis, aqui estão algumas práticas eficazes de lidar com a resolução de conflitos.
Tempo certo
As pessoas geralmente criam conflitos desnecessários. Líderes que evitam conflitos a todo o custo se arrependerão depois.
O tempo é tudo quando se trata de gerenciar conflitos, e o melhor momento para agir é quando há provas concretas de que um colaborador tem um histórico de irregularidades que está impactando negativamente o desempenho de outras pessoas.
Se todos ao seu redor sabem o que deve ser feito e você ainda está esperando para agir, você está perdendo o respeito de seus colegas e daqueles que você lidera.
Liderança significa agir e confrontar os problemas antes que seja tarde demais. Se você esperar muito tempo em momentos de adversidade, outros poderão tomar as decisões que você estava hesitante em fazer – e você perderá o respeito como líder.
Quando os outros vêem que você não está maduro o suficiente como líder para agir, isso coloca sua reputação de liderança em risco.
Como você lida com a adversidade, mais do que qualquer outra coisa, revela que tipo de líder você é.
Conheça os seus limites
O conflito pode se tornar algo muito mais complicado e incontrolável se você não conhecer as suas limitações e de seus colaboradores.
Todos lidam com conflitos de maneira diferente, por isso você deve conhecer os riscos e recompensas da resolução de conflitos dentro dos limites de cada membro da sua equipe.
Ajude os outros a saberem quando eles tendem a cruzar a linha através de observação cuidadosa.
Identifique tendências comportamentais que parecem desencadear certas atitudes, provocar mudanças na mentalidade ou demonstrar falta de autoconsciência.
Isso é possível com sessões de treinamento consistentes, nas quais você pode começar a definir precedência e reforçar as expectativas de desempenho para cada um de seus colaboradores.
Essa prática, além de permitir que você identifique seus limites para lidar com os conflitos, estabelece padrões que ajudam a evitá-los.
Líderes que se envolvem ativamente em coaching e aprendem sobre os membros de sua equipe se deparam com muito menos conflitos.
O novo local de trabalho representa uma crescente diversidade nos tipos de pessoas que são lideradas. Você precisa saber quem elas são se quiser entender como elas influenciarão o ecossistema que você está tentando criar.
Respeito às diferenças
Em vez de impor sua influência ou hierarquia, respeite as diferenças exclusivas das pessoas e aprenda a ver as coisas de diferentes pontos de vista, para que você possa entender melhor como evitar conflitos no futuro.
A resolução de conflitos é raramente em preto e branco. Na verdade, há uma variedade de cores nos dias de hoje, pois o local de trabalho está mais diversificado do que nunca, em termos de gerações e culturas.
Além da compreensão de como o conflito poderia ter sido evitado, respeitar as diferenças nas pessoas pode ajudá-lo a entender melhor como administrar o conflito com as pessoas em geral.
O senso comum nos diz que estamos mais confortáveis lidando com aqueles em quem confiamos e naturalmente gravitamos.
Como líderes, devemos ver que cada colaborador representa uma oportunidade única de crescimento e desenvolvimento profissional.
Confrontar a tensão
Liderança é muitas vezes fazer as coisas que a maioria das outras pessoas não gosta de fazer. A resolução de conflitos é uma dessas coisas, mas, como líder, você deve confrontar a tensão de frente.
Não espere para colocar em ação sua liderança, abordando o conflito antes que as circunstâncias forcem você a tomar uma atitude com a qual não se sentirá confortável.
Conflito pode gerar um estado mental emocional que dificulta a sua administração. Como tal, você deve confrontar, em vez de permitir que se inflame, falhando em lidar com a adversidade quando ela se torna aparente pela primeira vez.
Os líderes mais eficazes têm a autoconsciência e sabedoria para confrontar e difundir a tensão. A resolução de conflitos é muito parecida com qualquer outra forma de adversidade. Você age ou não.
Quantas vezes o seu instinto lhe disse para agir quando lidou com a adversidade, mas ao invés disso você esperou até que aqueles ao seu redor corressem os riscos calculados que você estava hesitante em tomar?
Liderança é antecipar o inesperado. Confie em si mesmo o suficiente para agir.
A resolução de conflitos tem a ver com oportunidades que outros não vêem. Ao lidar com isso por meio de uma lente de oportunidade, o conflito pode ser um facilitador saudável de crescimento para o seu negócio e crescimento profissional para todas as pessoas envolvidas.
Líderes eficazes sabem que os relacionamentos mais autênticos com seus colaboradores, clientes e parceiros externos não começam realmente até que experimentem alguma forma de tensão com eles, porque é nesse momento que você realmente conhece alguém.
Como resultado, o conflito deve ser adotado e tratado, não apenas para resolver um possível problema ou para detectar uma oportunidade, mas também como um momento para aprender sobre sua própria maturidade de liderar outras pessoas através de circunstâncias adversas.