Por que Os Colaboradores Devem Seguir Você Como Líder?

Qualquer um pode ser líder. De CEO a empregado de linha de frente, qualquer um pode ser um líder em uma organização.

Na verdade, todos nós deveríamos pensar como líderes, pois em algum momento, até mesmo por um motivo simples, alguém nos vê como exemplo e somos seguidos. Isso gera uma grande responsabilidade.

Por outro lado, um líder que avança sem seguidores apenas sai para dar um passeio.

Grande liderança envolve muitos fatores, mas um dos mais críticos é dar aos seus seguidores o que eles precisam para que eles possam se sentir seguros seguindo você.

  • O que você deve entregar a sua equipe se quiser que ela siga você?
  • Como você incentiva sua equipe a se tornar líder?

Se você não se fez essas perguntas recentemente, é um bom momento para fazê-lo enquanto trabalha no aprimoramento de seus planos, e é essencial que se tornar um líder melhor seja uma de suas aspirações.

Líderes de sucesso sabem porque são seguidos.

Então, qual o valor que você está entregando para os seguidores? Em outras palavras, o que eles recebem ao lhe dar sua lealdade?

Considere coisas como novas habilidades e um senso de propósito. Liderança pode começar com você, mas sempre transita para o valor que é percebido pelos outros.

Quais qualidades você tem que inspiram seguidores? Por exemplo, pode ser sua perspectiva confiante ou expressões de gratidão que instigam as pessoas a segui-lo.

Quais competências você tem para atrair seguidores? As pessoas gostam de seguir um líder com presença e habilidade.

Que direção você assume que faz os outros querem seguir? O passado é como um ímã para muitos. Líderes não deixam o passado determinar o futuro. Articular e buscar uma visão clara, relevante e significativa cria alinhamento e fidelidade.

Então, o que líderes eficazes dão as suas equipes para que elas o sigam? O que os seguidores realmente querem de seus líderes?

A seguir, conheça algumas necessidades consideradas básicas pelos seguidores,  apresentadas na maioria das pesquisas sobre o assunto.

Confiança

É a base de todos os relacionamentos sólidos e que funcionam bem. A capacidade de confiar em um líder é essencial para cultivar seguidores.

Em um ambiente de alta confiança, as tarefas serão realizadas mais rapidamente, com muito menos esforço e tempo.

Mas criar uma relação de confiança nem sempre é simples. Existem três fatores críticos a serem considerados ao determinar o quão confiável alguém é.

Primeiro, um líder precisa entregar resultados de maneira qualitativa. Eles precisam cumprir os compromissos comerciais e responsabilizar os outros pelos seus compromissos.

Em segundo lugar, um líder precisa demonstrar integridade. Eles precisam se comportar de uma maneira consistente e confiável, estar abertos com informações e acompanhar a conversa quando se trata de ética e valores.

E terceiro, eles precisam mostrar uma preocupação com os outros e promover o bem-estar dos membros de sua equipe. E a confiança é multiplicativa. Quando algum desses fatores está faltando, a equação fica zerada.

Pergunte-se: como você está entregando os três fatores de confiança? O que os membros da sua equipe diriam?

Empatia

As pessoas querem líderes que se importem com elas. Quando elas sentem que alguém se importa, não apenas são mais engajadas e produtivas, mas também permanecem por mais tempo e isso certamente é algo que você quer como líder, especialmente se você estiver lidando com profissionais de alto desempenho.

Pergunte-se: que tipo de ambiente você está criando na sua empresa? Como você mostra aos seus colegas de trabalho que você se importa com eles como pessoas?

Estabilidade

Segurança, força, apoio. As pessoas querem algum senso de estabilidade em seu ambiente de trabalho. Em tempos caóticos, isso pode ser um desafio para os líderes.

Mas isso deve acontecer de forma consistente. Para que a confiança exista, as pessoas precisam saber que o líder irá segurar firme no leme, mesmo no meio de uma tempestade.

A estabilidade financeira é uma parte crucial dessa necessidade de segurança. Os líderes podem fornecer essa estabilidade se optarem por uma comunicação aberta, tanto nos momentos de sucesso quanto em tempos de crise.

Pergunte-se: Como você está fornecendo uma sensação de estabilidade na sua empresa? Quais informações você está compartilhando para dar confiança às pessoas sobre a empresa e com que frequência você está compartilhando?

Visão de longo prazo

Os seguidores querem saber que há um futuro e direção para a empresa. Os colaboradores mais engajados acreditam nas visões de seus líderes, gerando maior otimismo e produtividade.

Se você está trabalhando apenas no dia a dia, não há tempo para criar uma imagem de longo prazo para seus seguidores.

Pergunte-se: Como você está compartilhando sua visão para o futuro com sua equipe?

Para ganhar o respeito e motivar seus seguidores, você também precisa ter as seguintes qualidades:

Responsabilidade

Os verdadeiros líderes assumem a responsabilidade por seus atos e pensamentos. Como os pensamentos e as ideias do líder se transformam em ações de alguém, eles também são responsáveis ​​por suas consequências.

Líderes talentosos não procuram alguém para culpar quando as coisas dão errado. Eles são sábios o suficiente para estar no comando. Eles usam lógica e analisam, mudam de perspectiva, se necessário, e continuam trabalhando.

O papel deles não envolve acusação. O objetivo maior é ajudar os outros, não fazê-los desistir.

Atitude positiva

Uma das habilidades essenciais de um bom líder é a positividade. Isso não significa que eles evitam problemas ou não se importam. Eles encontram inspiração para seguir em frente.

Seja um exemplo

Você espera que eles encontrem uma decisão criativa? Inspire-os. Você quer que eles sejam leais? Seja leal a eles. A regra é simples: lembre-se de quando era você quem seguia.

Ouça

Líderes estão sempre abertos à comunicação e interação. Eles ouvem e conversam com suas equipes.

Ser um líder significa que você abraça a oportunidade de conhecer seus seguidores e ouvir suas sugestões. Você tem que estar atento às suas opiniões.

E mesmo que você não concorde, apresente seu ponto de vista com respeito e consideração.

Seja emocional

Estratégia e argumentos são ótimas ferramentas se você quer que as pessoas pensem em você como um líder experiente. No entanto, existem outras ferramentas. E, às vezes, elas impressionam ainda mais seus seguidores.

Não tenha medo de ser emocional. As pessoas precisam ser compreendidas e apoiadas. Tente encontrar algo especial em cada um dos membros de sua equipe.

Conheça o que os torna únicos. Esta é uma maneira de construir um terreno sólido para relações saudáveis ​​em sua equipe. Seja honesto e sincero.

Saber quando dizer sim

O hábito de permanecer firme é essencial para um bom líder. No entanto, às vezes, essa abordagem pode ser um desserviço à sua equipe.

Da próxima vez que você quiser desaprovar uma decisão tomada por um colega de equipe, tente analisar a situação do ponto de vista dele, antes de desviar para um comportamento defensivo ou argumentar.

Todos cometem erros e podemos aprender com nossas experiências. Às vezes você precisa aprender a dizer sim para dar uma segunda chance à sua equipe.

Aprenda continuamente

Você conquistou a liderança, graças ao seu esforço e empenho. Parabéns! Mas lembre-se de continuar se desenvolvendo.

Você quer que seus seguidores melhorem suas habilidades? Então mostre a eles que você quer continuar crescendo. Mesmo que você tenha atingido o auge de sua carreira, há muitas outras áreas nas quais você pode ampliar seu aprendizado.

Faça aulas de literatura, aprenda novas línguas, comece a escrever um livro. Desenvolvimento contínuo – é a única maneira de permanecer no topo.

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