Dicas Para Uma Comunicação Eficaz No Local De Trabalho

A comunicação no local de trabalho progrediu dinamicamente com as recentes mudanças na tecnologia, levando a novos padrões de contato com quem você trabalha.

Como resultado, há algumas maneiras de melhorar suas habilidades de comunicação relacionadas à sua vida profissional.

Conheça algumas formas de desenvolver sua comunicação no local de trabalho.

Conteúdo de Qualidade

O conteúdo das mensagens que você está tentando transmitir é o ponto de partida da comunicação efetiva. É imperativo garantir que o que você está comunicando seja claro e que as informações sejam precisas.

Se você está enviando um e-mail em massa ou simplesmente conversando informalmente com alguém, é importante saber que tipo de informação você deve comunicar para ter sucesso nessa área.

Para conversas informais, evite temas e assuntos controversos que sejam muito pessoais, já que a discussão de assuntos que envolvem emoções ou fofoca pode, às vezes, levar à perda de credibilidade profissional.

Métodos Modernos

Além do conteúdo das informações que você apresenta, é essencial se concentrar nos métodos que você está usando para se comunicar.

Em alguns casos, você precisará se concentrar em sua linguagem corporal e meios de interação quando for o comunicador.

Outras vezes, é mais importante concentrar sua atenção em como você responde quando os colegas de trabalho se comunicam com você.

Comunicação não verbal

A comunicação não verbal pode ser qualquer coisa, desde linguagem corporal até tom de voz. Para comunicação não verbal, você deve parecer confiante quando fizer apresentações ou se encontrar com suas lideranças.

Por exemplo, boa postura e manter contato visual são excelentes traços que retratam a confiança. Além disso, você também deve manter um tom moderado de voz, tomando cuidado para não entediar seu ouvinte com um discurso monótono.

Canais de comunicação

Um canal de comunicação é um meio pelo qual você articula a mensagem que deseja comunicar. Isso inclui mensagens eletrônicas, mensagens escritas e contato face a face.

Quando possível, é melhor usar o contato face a face com seus colegas de trabalho, pois isso gera confiança e deixa menos espaço para erros com o modo como sua mensagem será recebida.

Por outro lado, comunicar-se com um grande número de pessoas sobre tópicos simples pode ser um ótimo uso para o e-mail, já que é mais eficiente do que reunir-se com cada pessoa individualmente.

Recepção de informação

Quando você está no ponto de comunicação, algumas maneiras de melhorar suas habilidades de comunicação são ouvir o que elas estão dizendo e reconhecer o que elas dizem com expressões faciais e gestos, como sorrisos e acenos de cabeça.

Além disso, você pode afirmar que entende o que o colega de trabalho está dizendo ao fazer as perguntas apropriadas que dizem respeito às informações que eles comunicaram a você.

Comunicação Eficaz No Local de Trabalho

A comunicação eficaz no local de trabalho é vital para criar e manter um ambiente positivo. Houve grandes avanços durante os últimos anos que melhoraram a facilidade com que as pessoas se comunicam, no entanto, com essa facilidade, há uma tendência a desconsiderar a importância da comunicação face a face eficaz.

Abaixo estão dicas que ajudarão você a desenvolver suas habilidades de comunicação, além de melhorar o relacionamento com seus colegas de trabalho.

Comunique-se cara a cara sempre que possível

As empresas têm confiado nos e-mails como um método primário de comunicação nos últimos anos. A comunicação eletrônica pode ter um efeito prejudicial em qualquer tipo de relacionamento, especialmente nas relações com os colegas de trabalho.

Quantas vezes você enviou um email para um colega ou superior que foi mal interpretado? Mesmo que você tenha boas intenções, a comunicação eletrônica é muitas vezes mal interpretada.

Como a maior parte do significado durante uma conversa vem de gestos não verbais e expressões faciais, é mais fácil decifrar o significado por trás do que uma pessoa diz ao se comunicar face a face.

Quando gestos e sorrisos são tirados da equação, os destinatários podem ter uma ideia errada – especialmente se a pessoa não for a mais articulada.

Para melhorar a comunicação, use o telefone de vez em quando ou faça uma visita ao seu colega de trabalho quando tiver algo importante a dizer.

Forneça informações claras

A comunicação no local de trabalho envolve passar informações de uma pessoa para outra. Se você não se comunicar de forma clara e precisa, isso pode causar confusão em vez de clareza.

Planeje sua comunicação para garantir que você está transmitindo as informações corretas e a quantidade certa para que as pessoas com quem você está se comunicando entendam o que você está dizendo.

Planeje o que você quer dizer antes de falar ou escrever para evitar problemas de comunicação.

Combine comunicação verbal e não verbal

Se você quer se tornar um comunicador mais eficaz, você precisa entender a importância da comunicação não verbal.

Esteja ciente de que suas mensagens verbais e não verbais estão de acordo. Se você está tentando transmitir a aprovação de algo que seu colega de trabalho disse, por exemplo, certifique-se de que seus gestos não verbais complementam suas palavras.

O feedback não verbal positivo, como a inclinação da cabeça quando a outra pessoa está falando, acompanhada de postura corporal aberta, ajuda a conversa a fluir mais suavemente.

Não apenas ouça

Ouvir é uma importante habilidade de comunicação que muitas pessoas não possuem. A maioria dos conflitos é resultado de uma escuta fraca.

Para compartilhar informações com outra pessoa, você precisa ouvir o que está sendo comunicado. Se você está pensando em sua próxima reunião ou planejando o jantar desta noite durante a conversa, não está prestando atenção.

Para aprender a ouvir bem, repita o que foi dito para mostrar que você está ouvindo e para verificar a precisão. Isso reduzirá a probabilidade de conflito e ajudará você a se tornar um comunicador mais eficaz.

Outra maneira de aprender a ouvir melhor é fingir que haverá um teste no final da discussão. Tente manter uma lista mental de todos os pontos importantes que a pessoa disse.

Faça perguntas

Fazer perguntas não apenas mostra que você estava ouvindo, mas também confirma que você entendeu a outra pessoa.

Você também pode usar perguntas para coletar informações adicionais e ajudá-lo a entender a conversa. Certifique-se de que suas perguntas estão relacionadas especificamente ao que está sendo dito.

Não mude de assunto fazendo perguntas sobre um assunto totalmente diferente.

Tenha diplomacia ao lidar com conflitos

Se você sentir que alguém entendeu mal algo que você comunicou, fale com a pessoa sobre isso o mais rápido possível.

Isso pode evitar ressentimentos desnecessários e perda de produtividade. Para evitar que um pequeno mal-entendido se transforme em uma grande crise, resolva-o imediatamente.

Ao lidar com um conflito, responda com a mente aberta e evite ataques pessoais. Faça perguntas e ouça atentamente as respostas para entender a origem da questão. Isso ajudará você a alcançar uma solução aceitável para todos.

Evite as fofocas

Se seus colegas de trabalho têm o hábito de fofocar sobre os outros, simplesmente ouça, sorria e volte ao trabalho. A fofoca dá às pessoas uma impressão negativa de você e pode causar problemas no futuro.

Ela também interfere no caminho da comunicação eficaz no local de trabalho porque tem um impacto negativo nas relações com os colegas.

Você ganhará o respeito deles se não se envolver em fofocas e será visto com mais credibilidade.

Evite discutir tópicos controversos

Tente manter o tema da conversa no local de trabalho neutro. Abstenha-se de discutir política ou outros tópicos controversos para evitar ofender ninguém.

Embora seja uma ótima ideia conversar com as pessoas com quem você trabalha e conhecê-las, é melhor evitar assuntos polêmicos.

Ofereça feedback positivo

Se um colega de trabalho realizou bem uma tarefa, diga-lhe. Fornecer feedback positivo é uma ótima maneira de melhorar a comunicação.

Ter uma atitude positiva em geral no trabalho abrirá as portas para uma comunicação eficaz, levando as pessoas a responderem mais favoravelmente a você.

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