Formas De Ajudar Seus Colaboradores A Se Sentirem Valorizados

Como seres humanos, é nossa natureza querer nos sentir amados, cuidados, aceitos, apoiados e incluídos. Buscamos esse senso de valor constantemente, inclusive no local de trabalho.

Imagine um emprego em que seu trabalho não é apreciado, seu esforço passa despercebido e você pode ser substituído em um instante.

Com certeza, não é exatamente um lugar que alguém gostaria de ficar por muito tempo.

Como líder, esse não é o tipo de ambiente que você deseja incentivar, se quiser que seus colaboradores permaneçam por perto.

Portanto, uma das suas responsabilidades mais importantes é fazer com que eles se sintam realmente valorizados, informando que sem eles, sua empresa ou seu departamento não existiriam.

Concentrando-se nas coisas que os colaboradores realmente valorizam, sua organização envia a mensagem clara de que se preocupa com seu pessoal.

Como Fazer Os Colaboradores Se Sentirem Valorizados No Trabalho

A partir de algumas estratégias, você estará garantindo a construção de uma base sólida no relacionamento com seus colaboradores, além de fazer com que sua equipe se sinta valorizada.

Desenvolva um plano de remuneração

O indicador mais óbvio de quanto uma organização valoriza um colaborador é item remuneração. Naturalmente, o valor se estende além da questão salarial.

No entanto, se a sua remuneração estiver defasada em relação ao restante do mercado, seus colaboradores se sentirão subvalorizados e insatisfeitos.

Você deve saber onde sua organização se encaixa no mercado de trabalho e onde seus colaboradores estão na escala de remuneração para suas posições. Os melhores planos de remuneração devem responder a estas perguntas:

  • Quais mercados de talentos você pretende usar para comparação com sua organização?
  • Quais são os limites competitivos da sua organização?
  • Quais comportamentos você deseja recompensar?

A primeira pergunta ajuda você a definir sua faixa de remuneração de acordo com o resto do mercado. Você deve decidir se sua organização vai ficar aquém do mercado, corresponder ou liderar. Cada abordagem carrega suas próprias vantagens e desvantagens.

A segunda pergunta aborda os limites da sua organização em termos práticos. Por melhor que seja pagar aos colaboradores exatamente o que eles estão pedindo ou merecem, você precisa garantir que sua empresa possa realmente assumir esse compromisso e as implicações não serão apenas financeiramente.

Qual seria o impacto quando uma colaboradora veterana, descobrir que a nova contratada está ganhando o mesmo que ela?

Por fim, a terceira pergunta ajuda você a aprimorar sua estratégia de gerenciamento de remuneração para saber exatamente quais comportamentos você está recompensando.

Por exemplo, se você aumentar o salário com base no tempo de serviço, os colaboradores ficarão mais motivados a permanecer mais tempo.

Proporcione crescimento e oportunidades de aprendizagem

Outra maneira de ajudar os colaboradores a se sentirem valorizados é investir em seu desenvolvimento. Esse investimento não precisa ser caro.

Na verdade, algumas das melhores iniciativas de desenvolvimento não custam nada, como por exemplo:

  • Grupos de aprendizagem entre pares;
  • Liderança e colaboradores;
  • Planejamento de carreira;
  • Contratação interna.

Incentive os líderes a assumirem uma função de coaching para seus colaboradores, organizando reuniões individuais e identificando as metas de cada um.  Esse conhecimento ajudará a adaptar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para cada pessoa.

Por exemplo, você pode designar um membro da equipe para liderar um projeto se você sabe que ele quer se preparar para uma posição de liderança.

Outro colaborador quer ampliar seu conjunto de habilidades, aprendendo mais sobre folha de pagamento. Então, você pode ajudá-lo a gerenciar suas atividades habituais, proporcionando tempo para esse aprendizado.

Alinhe o desempenho e a remuneração do colaborador

À medida que os colaboradores crescem e se desenvolvem, eles se tornam mais eficientes, mais qualificados, mais bem informados e melhores em seu trabalho.

Eles não serão mais as mesmas pessoas que eram, logo que foram contratadas. A remuneração que sua organização oferece deve refletir esse crescimento.

Por isso, é importante que sua estratégia de remuneração inclua um plano de reavaliação e alinhamento com o desempenho do colaborador.

Isso mostrará que o futuro deles na organização está vinculado ao crescimento e ao alto desempenho como indivíduos.

Certifique-se de que sua organização seja proativa em recompensar os principais talentos, para que eles permaneçam engajados sempre.

Forneça trabalho significativo

Essa estratégia para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados é a menos tangível, já que se refere à necessidade emocional por um trabalho significativo.

Isso é um elemento-chave do engajamento. No entanto, a maioria dos colaboradores não vê a conexão entre o papel deles e o quadro geral da organização.

Quando as lideranças ajudam os colaboradores a entender como o trabalho deles contribui para as metas organizacionais, as chances de envolvimento aumentam consideravelmente.

Os trabalhadores apresentam um desempenho melhor quando percebem que o que estão fazendo no dia a dia é importante e ainda mais, que são apreciados.

Líderes e executivos podem ajudar os colaboradores a fazer essa conexão, reconhecendo um ótimo trabalho em todos os níveis, especialmente aqueles que são menos visíveis.

Por exemplo, todos os meses, a equipe executiva pode realizar uma reunião em toda a empresa e convidar várias equipes a apresentar seus ganhos e objetivos.

Isso não apenas dá maior visibilidade a cada departamento, mas também envia a mensagem de que cada equipe é uma peça-chave do quebra-cabeça.

Incentive o reconhecimento de colegas

Incentivar o reconhecimento pelos pares é uma maneira muito eficaz de valorização dos colaboradores. As pessoas devem elogiar seus colegas pelo trabalho que fazem ou pela ajuda que receberam, muitas vezes de maneira espontânea.

Dessa forma, os colaboradores podem se sentir valorizados sem precisar esperar seus líderes ou a equipe de gerenciamento. O reconhecimento entre os pares é tão importante quanto criar uma cultura corporativa positiva.

Tente fazer com que essa prática faça parte da cultura da sua empresa, pois esse tipo de reconhecimento gera um impacto muito poderoso no ambiente de trabalho.

Valorizando Os Colaboradores

Uma organização eficaz entende a importância de valorizar seus colaboradores pelo bom trabalho, aplicar os princípios de reconhecimento e encorajar outros a iniciá-los em seus relacionamentos de trabalho.

A apreciação é uma necessidade humana fundamental. Quando os colaboradores e seu trabalho são valorizados, sua satisfação e produtividade aumentam, e eles são motivados a manter ou melhorar ainda mais suas habilidades.

Há um número de empresas que ainda não vê a importância do reconhecimento. Não consideram o fato de que isso aumenta o nível de produtividade, reduz a rotatividade, gera lucros maiores e promove a satisfação do cliente.

Deixe um comentário

Rolar para cima