De Colaborador Para Líder – Prepare-se Para A Transição

Pesquisas mostram que passar de um colaborador individual para um líder é um dos momentos mais difíceis e estressantes da carreira de uma pessoa. Por quê?

É um momento em que os profissionais precisam fazer mais do que apenas aprender novas habilidades. Em vez disso, é um momento em que eles precisam repensar completamente o modo como trabalham.

Você passou toda a sua carreira tentando acumular grandes realizações e alcançar um alto desempenho. Foi assim que você conseguiu a promoção, certo? Infelizmente, a abordagem que fez você ter sucesso como colaborador individual não vai necessariamente ser aplicada em uma posição de liderança.

De Ótimo Colaborador Para Excelente Líder

Você construiu uma ótima carreira pensando de uma certa maneira. Agora, de repente, seu novo trabalho exige que você pense de maneira completamente diferente. Essa é uma transição enorme para a maioria das pessoas e que não é fácil de fazer da noite para o dia.

Especificamente, os líderes precisam adotar várias novas atitudes no seu trabalho diário. Algumas das principais são:

Defina a agenda e as prioridades da sua equipe, não apenas as suas

O mais óbvio, mas o mais importante. Você não está mais estabelecendo metas e expectativas para si mesmo. Você está fazendo isso pela sua equipe.

Isso parece evidente, mas é algo que muitos novos líderes negligenciam. Como eles estão acostumados a se responsabilizar apenas por eles, não percebem que o trabalho deles é responsabilidade de toda a equipe.

Você quer assumir o controle imediatamente. Nas suas primeiras semanas de trabalho, você deve realizar reuniões individuais e com sua equipe, além de ter um calendário compartilhado.

Você também deve se alinhar rapidamente aos principais objetivos e marcos. Quanto mais rápido você conseguir que toda a sua equipe avance em direção a um objetivo, mais eficiente ela será.

Pare de fazer e comece a delegar

O desafio mais comum. Com certeza, haverá momentos em que você pensará que seria mais rápido se você fizesse isso sozinho, em vez de atribuir a tarefa  a outra pessoa. E é provavelmente verdade, já que você se tornou um especialista em várias áreas.

Mas, evite a tentação. Não delegar prejudica você em duas frentes: primeiro, não permite que seus colaboradores se desenvolvam, pois você os microgerencia. Segundo, absorverá todo o seu tempo, até o ponto em que você não terá energia suficiente para realizar tarefas mais críticas, como o pensamento estratégico e o gerenciamento de sua equipe.

Lembre-se que seu objetivo não é fazer o trabalho sozinho. É fazer o trabalho através dos outros, o que significa investir o tempo para ensinar-lhes o que você sabe e como fazer o trabalho.

Seja flexível

Quando você é um colaborador individual, é provável que, com o tempo, você tenha aprimorado uma maneira específica de realizar tarefas que funcionaram bem para você.

Depois, quando você se torna um líder, verá seus colaboradores fazendo as coisas de maneiras diferentes de como você fazia e isso pode ser frustrante.

Se você sempre insiste em seu caminho e nada mais é aceitável, é mais provável que você reduza a inovação, reduza o senso de independência de sua equipe e provavelmente crie algum ressentimento.

Isso não significa liberdade ilimitada. Se alguém está com baixo desempenho, você precisa intervir. Mas, sendo flexível, você terá uma equipe muito mais eficiente.

Esteja atento a como você gerencia seu tempo

O gerenciamento do tempo é fundamental, não importa o trabalho que você tenha. Mas isso se torna ainda mais importante quando você é um líder.

Existem algumas razões para isso. Primeiramente, há ainda mais trabalho diário. Se você não for cuidadoso, vai aplicar mau o seu tempo.

Portanto, você deve reservar um tempo para apoiar sua equipe, analisar o desempenho, monitorar orçamentos, entre outras atividades.

Também é importante agendar algum horário a cada semana em que você não tenha tarefas urgentes, onde possa se concentrar no pensamento estratégico.

Invista mais tempo aprendendo sobre o negócio

Quando você era um colaborador individual, talvez não tenha participado de todas as reuniões ou não prestou muita atenção quando o fez.

Você pode não ter lido todos os comunicados da empresa. Você pode não ter se importado com mudanças ou estratégias em outros departamentos.

Depois de se tornar um líder, isso precisa mudar. A razão é que as lideranças precisam agir de forma mais cruzada e mais estratégica.

Para fazer isso, você precisa de um quadro mais holístico da organização, e isso significa aprender o máximo que puder sobre todos os aspectos da empresa.

Invista tempo aprendendo mais sobre sua empresa como um todo – quais são as últimas inovações? O que é tendência? Quais empresas estão fazendo certo e quais não estão?

Tudo isso fará de você um líder mais efetivo por alguns motivos. Isso ajudará você a formar melhores parcerias em todos os departamentos da sua empresa. Isso ajudará você a tomar decisões mais inteligentes.

E, ao enquadrar a sua equipe sobre como as ações afetam diretamente o desempenho geral da empresa, você aumenta a motivação da equipe.

Quando você expande sua visão de metas para integrar a perspectiva financeira e de negócios, pode melhorar o engajamento da equipe, o desempenho e demonstrar estrategicamente seu valor como líder.

Lembre-se sempre da perspectiva mais importante de todas – a do cliente

Como colaborador individual, você tem um foco relativamente estreito. Quando você se torna um líder, esse foco se torna muito mais amplo, por todas as razões mencionadas.

Você precisa se concentrar em seu pessoal, seus parceiros multifuncionais, a liderança acima de você e a indústria como um todo.

Tudo isso pode obscurecer a perspectiva mais importante de todas – a do cliente. Em última análise, seu trabalho é fornecer a melhor experiência para eles. Se você ficar muito atolado em políticas internas ou macrotendências, pode perder a noção disso.

Isso significa o atendimento ao cliente, que é fundamental para qualquer organização.

Mas isso também significa tendências do cliente, ou seja, entender realmente o que está impulsionando seu cliente a comprar.

Ao manter isso em mente, você tomará melhores decisões, além de ajudar a focar sua equipe.

Se você não prestar atenção ao que os clientes estão pensando, ao que eles precisam e querem ao longo do tempo, poderá perder esses sinais.

Você poderá fazer ajustes proativamente ou esperar para agir depois que os resultados se mostrarem negativos. Conhecer o ponto de vista do cliente coloca você no controle.

Mudança de direção

É irônico, de certa forma. A maioria das coisas que você aprendeu como um colaborador individual, que lhe deu o cargo de liderança, em primeiro lugar, não o ajudará quando você se tornar um líder.

Por exemplo, você pode ter descoberto um ótimo sistema como colaborador individual e segui-lo rigidamente. Como líder, você precisa ter uma mente mais aberta ou extrair a inovação de seus colaboradores.

Ou, como colaborador individual, você passou a maior parte do tempo fazendo as coisas. Isso provavelmente ajudou você a atingir grandes metas.

Como líder, novamente é o oposto – é menos o que você faz e mais o que você pode inspirar os outros a atingir metas ainda maiores.

Tudo isso leva uma mudança em sua atitude. Quanto mais rápido você puder fazer essa mudança, mais eficiente será sua liderança.

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