O Que Você Precisa Saber Sobre O Planejamento De Sucessão

O planejamento de sucessão é o processo pelo qual uma organização garante que os colaboradores sejam recrutados e desenvolvidos para preencher cada função principal da empresa.

Nesse processo, você garante que nunca terá uma função importante em aberto para a qual não tenha um trabalhador preparado. Isso também é significativo à medida que você desenvolve a força do banco de talentos em sua organização.

Com certeza ocorrerá alguma situação imprevista, mas para a grande maioria do movimento de colaboradores, seu plano de sucessão estará em vigor. Você terá um processo sistemático, preparando colaboradores para preencher os papéis principais, à medida que eles ficarem vagos.

Por meio de seu processo de planejamento de sucessão, você recruta colaboradores mais qualificados, desenvolve seus conhecimentos e habilidades e os prepara para o avanço ou promoção a cargos cada vez mais desafiadores em sua organização.

A preparação para a próxima função do colaborador também pode incluir transferências para diferentes funções ou departamentos e sombreamento no trabalho, para que ele tenha a chance de observar várias atividades sendo realizadas.

A busca ativa do planejamento de sucessão garante que os trabalhadores sejam constantemente desenvolvidos para preencher cada função necessária em sua organização.

À medida que sua organização se expande, perde colaboradores importantes, oferece oportunidades de emprego promocionais ou aumenta as vendas, seu planejamento de sucessão garante que você tenha a pessoa certa à disposição, aguardando para preencher as novas funções.

Quem precisa de planejamento de sucessão?

Todas as organizações, independentemente do seu tamanho, precisam de planejamento de sucessão.

Embora seja menos provável que você tenha sucessores em potencial para todas as funções em uma empresa de dez pessoas, você pode treinar minimamente.

O treinamento cruzado garante que os colaboradores estejam preparados para assumir tarefas importantes em caso de saídas não planejadas. Isso evita uma grande queda de produtividade, mantendo resultados aceitáveis se um colaborador em uma função relevante sair.

Não é tão eficaz quanto ter um substituto totalmente treinado, mas isso nem sempre é possível para todas as funções.

Como as empresas atualmente fazem o planejamento de sucessão?

Muitas empresas não introduziram o conceito de planejamento de sucessão em suas organizações.

Outras planejam informal e verbalmente a sucessão de papéis-chave. Por esse tipo de processo, é identificado alguém com probabilidades maiores de assumir uma determinada posição, em caso de promoções ou saídas.

A vantagem de um sistema mais formalizado é que a organização demonstra mais um compromisso de orientar e desenvolver o colaborador para que ele esteja pronto a assumir vagas em aberto.

Isso permite que todas as lideranças saibam quem são os principais colaboradores em todas as áreas da organização.

Vantagens do planejamento de sucessão

Os benefícios do planejamento de sucessão são numerosos, mas nem sempre bem reconhecidos.

Atualmente, a maioria das entidades corporativas, independentemente do tamanho e localização, não pode prescindir de um plano de sucessão cuidadosamente criado.

Para minimizar os riscos associados à perda de pessoal valioso, as empresas devem se envolver no gerenciamento de talentos.

Embora esse conceito não seja novo, ele recebeu maior atenção devido às inúmeras vantagens, particularmente importantes em um ambiente de negócios global.

O que distingue organizações de alto desempenho das demais é que as empresas de sucesso entendem os benefícios do planejamento de sucessão e, assim, se envolvem nele de forma contínua.

Em outras palavras, os empregadores percebem o planejamento como um investimento e não uma despesa. Uma das grandes vantagens, é que a disponibilidade de indivíduos capazes para cargos gerenciais é aumentada.

O planejamento eficaz da sucessão corporativa aumenta a disponibilidade de indivíduos capazes, preparados para assumir essas funções à medida que se tornam prontamente disponíveis.

É importante perceber que o gerenciamento eficaz de talentos não se resume apenas a uma substituição orientada pela posição.

O processo de planejamento de sucessão é um procedimento de longo prazo, que cria vários dos chamados “grupos alimentadores” de candidatos qualificados, capazes de preencher as vagas à medida que surgem.

As principais vantagens para os colaboradores no planejamento de sucessão, incluem:

  • Sabendo que o próximo papel os espera, recebem um impulso à autoestima e ao respeito próprio, refletindo em aumento de produtividade;
  • O conhecimento dos planos da organização para sua próxima oportunidade em potencial ou uma que já existe, reforça seu desejo de desenvolvimento e oportunidades de carreira.

Esse desenvolvimento é um dos fatores que os colaboradores mais apreciam de seus empregadores.

As vantagens para os empregadores, incluem:

  • Você confia na equipe para cumprir a missão e a visão e atingir os objetivos da organização;
  • A saída imprevista de um colaborador-chave pode prejudicar sua capacidade de atingir esses objetivos importantes;
  • Você precisa de trabalhadores preparados para assumir cargos à medida que sua empresa cresce e expande suas ofertas e serviços;
  • A falta de colaboradores habilitados poderá impedir seus planos de crescimento;
  • Ter substitutos preparados, se você decidir promover ou redesenhar sua organização, permite que você faça as alterações necessárias sem ser prejudicado pela falta de opções;
  • O conhecimento sobre colaboradores qualificados é compartilhado com as lideranças em toda a organização;
  • Essas informações permitem que os líderes considerem o maior número de candidatos para qualquer vaga, além de demonstrar que sua organização oferece oportunidades de desenvolvimento de carreira;
  • A geração que está se aposentando leva com ela entre 30 e 40 anos de conhecimento, experiência, relações de trabalho e informações. Você deve capturar e repassar esse conhecimento, antes que ele saia pela sua porta;
  • Um planejamento de sucessão proativo e eficaz deixa sua organização bem preparada para todas as contingências.

Desenvolvendo colaboradores para o planejamento da sucessão

Para desenvolver os colaboradores, você pode usar práticas como movimentos laterais, atribuição a projetos especiais, funções de liderança de equipe e oportunidades de treinamento e desenvolvimento internas e externas.

No processo de planejamento de sucessão, você também retém trabalhadores com visão de longo prazo, porque eles apreciam o tempo, a atenção e o desenvolvimento que você está investindo neles.

Os colaboradores são motivados e engajados quando podem ver um plano de carreira para seu crescimento e desenvolvimento contínuos.

Para efetivamente planejar a sucessão em sua organização, você deve identificar precisamente quais são suas metas e objetivos, alinhando esses elementos às necessidades de desenvolvimento de seus colaboradores.

Além disso, concentre recursos na retenção de colaboradores de alto desempenho e esteja ciente das tendências do mercado, para conhecer as funções que você poderá ter dificuldades de preencher futuramente.

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